Tuesday, 20 de February de 2018

Tuesday, 20 de February de 2018

VIVER


Família

Defensoria Pública de Araguaína promove diálogo com a comunidade sobre família

17 May 2017

Autor: Keliane Vale
 
Com foco na família, principal demanda apresentada para atendimento na DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, a equipe da regional de Araguaína promoveu roda de conversa com as famílias atendidas pelo Creas – Centro de Referência Especializado da Assistência Social, em Araguaína. A programação é pelo Dia Nacional da Defensoria Pública e Dia do Defensor Público, comemorados no dia 19 de maio.

A equipe multidisciplinar levou discussões e dinâmicas para os participantes sobre o tema da campanha, que é "família afetiva". Segundo a assistente social Fernanda Cristina Campelo, é o caso daquelas famílias que adotam, famílias acolhedoras que recebem em suas casas crianças e adolescentes em situação de extrema vulnerabilidade social, "e de modo geral, pessoas que se relacionam por afeto, não necessariamente por laços consanguíneos", analisou a assistente social. 

Para o defensor público Rubismark Saraiva, na maioria dos casos, as famílias que procuram a Defensoria, são chefiadas por mulheres. "Deixar toda a responsabilidade nas mãos das mães e avós, quando os pais não compartilham do dia a dia e deveres, da constituição da dignidade humana dos filhos, decorre em inúmeras consequências. A relação de afeto não pode se perder", ponderou Saraiva. 

Um dos temas abordados foi sobre a importância do vínculo afetivo na estruturação da personalidade. Uma das mães expôs a dificuldade de educar filhos adolescentes. "Eu perdi minha mãe aos 11 anos e tive que viver sozinha no mundo, eu penso que o adolescente deve saber o que quer da vida", desabafou. Conforme orientou a psicóloga Vanessa Sales, a abertura ao diálogo é primordial na relação com o adolescente. "Quando o diálogo é prejudicado, as relações tornam-se frágeis. Toda criança e adolescente necessita de orientações para realizarem suas escolhas e a participação da família reflete de forma significativa nessas escolhas", considerou a psicóloga.

Ainda foi falado sobre a importância do afeto para o desenvolvimento da criança. Segundo a pedagoga Gislene Moreira, a falta de afeto reflete no aprendizado e comportamento. "Impor limites aos filhos também faz parte da afetividade, aliado ao resgate do cotidiano, que inclui diálogo e atividades em família. O afeto é a base de tudo", disse a pedagoga. 

A coordenadora do Creas, Elizabeth Milhomem, parabenizou à Defensoria Pública pela ação. "Articular essas reuniões fortalece a rede assistencial. E essa ação é uma atitude de amor e que promove aproximação com as famílias que necessitam", avaliou a coordenadora.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

2

PARABÉNS!
PARABÉNS!

1

BOM
BOM

1

AMEI!
AMEI!

1

KKKK
KKKK

1

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

1

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

2

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Resolve Palmas

Resolve Palmas inaugura a terceira unidade na Capital nesta terça-feira 20, no Shopping Capim Dourado

Mais uma unidade do Resolve Palmas será aberta na Capital nesta terça-feira, 20, às 14 horas, com sede no Capim Dourado, às 14 horas

Palmas Solar

Palmas Solar movimentou mais de R$ 2,5 milhões na Capital em dois anos

Esse valor se refere aos investimentos feitos por moradores e comerciantes de Palmas que aderiram ao programa de incentivo à geração de energia solar e que oferece incentivos fiscais aos interessados



Vicentinho

Deputado federal Vicentinho Junior esteve em Palmeirópolis e municípios do Sudeste

O deputado foi recebido com entusiasmo por populares e líderes políticos


Dimas

Ao lado de Vicentinho Alves, Dimas recebe respaldo total do prefeito de Wanderlândia

Encontro realizado na manhã do último sábado, 17, também contou com a presença de vereadores e lideranças políticas da região


Rio de Janeiro

Intervenção no Rio de Janeiro afeta reforma da Previdência

A decisão do presidente Michel Temer de decretar intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro afeta diretamente o andamento da reforma da Previdência (PEC 287/16), cuja votação estava prevista para a próxima semana


Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas


Tocantins

Projetos sociais desenvolvidos nas unidades prisionais do Tocantins transformam vidas de detentos


Palmas

Prefeita em exercício entrega chave da cidade para presidente do Comadec


Ataídes

Em reunião com trabalhadores rurais, Ataídes concluiu programação no Bico do Papagaio, nessa quinta



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira