Monday, 15 de July de 2019

VIVER


Ponto de vista

“Deprê” pós-viagem diante da rotina avassaladora

15 Jan 2019    01:08    alterado em 15/01 às 01:08
“Deprê” pós-viagem diante da rotina avassaladora

Por Rafael Rápres
Redes sociais: @rapres
Telefone: +55(63) 9 8117-1300

E indiscutível que viajar é o remédio para lavar a alma, principalmente por trazer novos olhares sob uma nova perspectiva de novidade. O que pouco observamos são os impactos emocionais no pós viagem.

Durante nosso período de viagem, hibernamos mentalmente para as rotinas de origem, ou seja, abstraímos o que fazíamos antes de viajar e mergulhamos de forma imersiva no novo ambiente, extraímos novas experiências, conhecemos novas pessoas e damos espaço para inserção de muita cultura em nossas vidas. Isso obviamente provoca sensações diferentes em um turbilhão que quebra qualquer rotina.

Como uma adrenalina, necessitamos de cada dia no novo ambiente de novidades, que podem ser novas praias, experimentação de esportes, assim também aquele museu com mostras culturais de arrepiar. Na lógica buscamos outras atrações como shows, eventos e a procura de experimentações gastronômicas.

Em um curto prazo de tempo estamos submersos em um turbilhão de “novidades”, e o choque só é percebido no ato do retorno, quando bate aquela “deprê” pós-viagem. Percebemos aqui que a rotina voltou com tudo, e que a adaptação tem de ser rápida.

A moeda de troca volta a ser o tempo, concluímos portanto que a divisão do tempo de trabalho, estudos volta a ser o topo das necessidades mais básicas, e a sobra de tempo são alocadas para custos de equilibrar a saúde com atividades físicas, fazendo o equilíbrio nas saídas dos finais de semana.

Portanto o planejamento de tempo pode ser um paliativo afim de sanar o desejo inevitável de viajar novamente. Voltamos ao automático, e nos induzimos a ter as velhas práticas rotineiras dos finais de semana. Mas inconscientemente estamos ali nos deparando com lembranças e saudades das viagens, que nos alimentam de vontade para novos roteiros, e voltamos a sequência de programação para as próximas férias.

COMPARTILHE:


Confira também:


Raio X

Inadimplência do consumidor cresce 0,9% no primeiro semestre de 2019

De acordo com o indicador do SPC Brasil, mais da metade das dívidas pendentes (53%) de pessoas físicas no país têm como credor algum banco ou instituição financeira

Turismo

Abrajet leva jornalistas para o Rally das Águas em Itacajá nesta sexta-feira

Com poucas vagas, as inscrições para participação estão sendo feitas pelo fone 63 99974-2116 com Suzana Barros, sócio fundadora da Abrajet-TO.



Cidades criativas

Quatro cidades do Brasil concorrem a títulos na Unesco

As regiões pretendem integrar a Rede de Cidades Criativas da entidade. Atualmente, o país conta com oito selos; resultado sai até fim de outubro


Grupo Record

Portal R7 ganha novas cores em ação dia e noite da Benegrip

Benegrip Multi Dia e Noite terá ação digital integrada em multiplataformas do Grupo Record


Tocantins

Grupos de Ajuda Mútua dão apoio a dependentes químicos e familiares durante e após recuperação

A Seciju, por meio da Gerência de Prevenção contra as Drogas e Núcleo Acolher, orienta dependentes e co-dependentes a procurar o serviço desenvolvido pelos grupos de ajuda mútua, como Alcóolicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Amor- Exigente.


Reforma

Damaso vota por regra de transição diferenciada para professores e policiais


Influencer

Gabriel Farhat comanda direção artística de novo projeto musical


Defensoria

DPE-TO defende criação de ambulatório trans no Tocantins


Palmas

Cine Cultura renova parceria com Sessão Vitrine e promove encontro com o premiado produtor João Vieira na terça, 16


Em Palmas

Membro de grupo estratégico da Embrapa apresentará dados sobre produção e preservação no cerrado e Matopiba


Interior

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Itacajá



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira