O GIRASSOL

Palmas/TO,

Viver
Catolicismo

01/01/2020

Diocese de Tocantinópolis conta com cinco novos diáconos permanentes

Ordenação foi realizada no Santuário Sagrado Coração de Jesus

Dom Giovane Pereira de Melo, bispo da Diocese deTocantinópolis, Regional Norte 3, celebrou a ordenação de cinco novos diáconospermanentes. Fiéis, amigos e familiares lotaram o Santuário Sagrado Coração deJesus, em Araguaína/TO, no dia 26 de dezembro, para participar deste momentosolene e festivo para a Igreja.

 

“Para a Diocese é um grande ganho, pois osdiáconos permanentes são um braço forte no trabalho de evangelização”, declarouo bispo. “Com o auxílio do serviço deles, conseguimos fazer com que a mensagemde Cristo chegue a mais pessoas, por meio da sua Palavra e dos Sacramentos”,completou.

 

O vigário forâneo, Padre Edivaldo Silva, explicaque o diácono é o homem da palavra, da mesa e da caridade. “O diácono participana missão e graça de Cristo, sendo configurado servidor de todos. Portanto, apresença do diácono na Diocese de Tocantinópolis, constitui um importanteenriquecimento para a missão da Igreja, sendo responsável por servir, cuidar eajudar os que mais necessitam, como expressividade do sinal concreto do amor deDeus”.

 

NovosDiáconos Permanentes

A Diocese de Tocantinópolis já contava com trêsdiáconos permanentes, agora passa a ter oito. Os recém-ordenados já iniciaramsuas atividades em suas respectivas paróquias.

 

AlmeciTexeira Lima- Paróquia São Pedro Apóstolo - Nova Olinda/TO;

DilsonAntônio da Silva - Paróquia São Sebastião – Araguaína/TO;

Glauco MoraRibeiro - Santuário Sagrado Coração de Jesus – Araguaína/TO;

WerbehttAlves da Silva - Paróquia Nossa Senhora do Carmo- Carmolândia/TO;

ReinaldoJosé da Silva - Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Araguaína/TO.

 

Quem podeser diácono?

O diácono permanente pode ser um homem solteiro,casado ou viúvo e tem quase as mesmas funções que o sacerdote, exceto consagrara Eucaristia, ministrar o sacramento da unção dos enfermos e atenderconfissões. No entanto, o diácono pode realizar celebrações religiosas, comobatizados e casamentos.

 

Assim como o padre, o diácono é ordenado pelobispo após concluir o curso de Teologia. São cinco anos de formação, queenvolvem ainda temas como Marialogia, Bíblia, Pastoral, DireitoCanônico, Sacramentos e sacramentais, dentre outros.

 

Além disso, é preciso ter no mínimo 35 anos. Sefor casado, necessita de um consentimento por escrito da esposa e que omatrimônio tenha ocorrido há pelo menos cinco anos. Se receber a ordenaçãoestando solteiro ou viúvo, só poderá casar-se mediante renúncia do diaconato.

Assuntos Relacionados
#Tocantinópolis#bispos#tocantins
Confira Também
Campo

Embrapa capacita técnicos do Tocantins em bovinocultura leiteira

Destaque

Eliésio Miranda (Intensicare) é bicampeão no 4º Desafio dos Fortes

Proteção

Tocantins deve vacinar 24 mil gestantes contra coqueluche

Fique Atento

Inscrições para Festival de Causos e Poesia Declamada encerra dia 19

Palmas

Servidores da Guarda Metropolitana participam do 4º Desafio dos Fortes