Sunday, 25 de February de 2018

Sunday, 25 de February de 2018

VIVER


FGT

Economia de Taquaruçu é impulsionada por Festival Gastronômico

10 Sep 2017

Anualmente durante o Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), a economia do distrito ganha um verdadeiro gás devido a movimentação de visitantes. E não é apenas durante os cinco dias de festa que os comerciantes veem seus rendimentos dobrarem, os dias que antecedem o Festival Gastronômico também trazem com eles boas notícias. "Esse é um dos momentos mais aguardados pelos moradores de Taquaruçu, e principalmente pelos comerciantes", celebrou o farmacêutico Josafá Rodrigues, que há 3 anos possui uma farmácia em Taquaruçu ao destacar que seu rendimento aumenta em 50% por conta da movimentação de pessoas de todos os cantos da região, inclusive de outros estados.

 

Quem também está satisfeito e vê no Festival Gastronômico uma forma de conseguir uma renda extra é o promotor de vendas Leilson Ferreira de Almeida, 35 anos, residente no distrito há 26 anos. Morando bem próximo à entrada do circuito gastronômico, Almeida aproveitou a boa localização de sua casa e na porta comercializa bebidas, como água e refrigerantes. "É um momento muito esperado por todos. Me preparo todos os anos apenas para os dias de festa", informou o promotor de vendas.

 

Dona de uma panificadora em uma rua próxima ao circuito gastronômico, Valmizória Gomes de Souza, de 33 anos, trabalha nesse segmento há 4 anos vê suas vendas aumentarem em 100%. "Abro às 6 da manhã e já fico na expectativa para a chegada dos visitantes. Estou muito satisfeita com os resultados que estamos tendo", finaliza.


 

Produto da terrinha

 

Além das comidas saborosas comercializadas durante todos os dias de Festival, o artesanato também tem papel de destaque. No local foi montado o espaço Tudo Daqui, na Praça Vereador Tarcísio, com peças feitas por artesãs de Taquaruçu, com a utilização de elementos da natureza, como a fava-de-bolota e palha de buriti. No espaço é possível adquirir vasos, cestos, sousplats, brinquedos, bonecas, entre outros. 

 

A artesã Antônia Soares, de 42 anos, trabalha comercialmente com artesanato há 3 anos e descobriu por meio de divulgação feita por carro de som, sobre o projeto para impulsionar o artesanato em Taquaruçu. "Eu já sabia fazer panos de pratos bordados e produtos com ponto cruz, mas recebi orientação técnica para melhorar ainda mais o meu produto", explica.

 

Para Antônia, o Festival Gastronômico não foca apenas na parte das comidas, mas dá a oportunidade para outros segmentos se desenvolverem. "Ganhamos mais visibilidade e os olhares do mundo agora estão voltados para Taquaruçu", acredita a artesã.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

0

PARABÉNS!
PARABÉNS!

3

BOM
BOM

1

AMEI!
AMEI!

3

KKKK
KKKK

1

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

1

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

1

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


PDRIS

Marcelo Miranda entrega trechos de rodovias recuperadas no norte do Estado

Foram entregues, nesta etapa, 176,76 km de rodovias recuperadas pelo Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS)

Mulheres

Mulheres poderão participar de cursos para aprender fazer reparos, manuseio de ferramentas e uso de máquinas elétricas

Oficinas em comemoração ao Dia da Mulher são oferecidas de graça pela Ferpam; inscrições vão até o dia 06 de março


Concurso

Vencedores de concurso de redação, filhos de moradores do Residencial Lago Sul I, ganharão bicicletas

Crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, filhos dos moradores do Residencial Lago Sul I, estão participando do I Concurso de Redação promovido pela Secretaria Municipal de Habitação com tema “O Meio Ambiente do Meu Condomínio”


Saúde

Deputados mobilizam-se para evitar perda de recursos na Saúde

Com a avocação, o projeto será incluído na ordem do dia da próxima sessão ordinária, prevista para a manhã desta quinta-feira, 22, e deve ser aprovado com facilidade para que o Estado não seja punido pelo governo federal


Tocantins

Tocantins recebe oficinas de formação do projeto Formação para o Controle Social no SUS


Unitins

Unitins comemora 28 anos com consolidação em três regiões do Estado


TRE

TRE-TO descentraliza atendimentos e vai até eleitores das regiões de difícil acesso e assentamentos


Hanseníase

Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde com foco no combate a hanseníase é lançado no Tocantins


Cláudia Lelis

Vice-governadora entrega benefícios durante aniversário de Mateiros


Violação de Direitos

Defensoria Pública denuncia violação de direitos de camponeses em Palmeirante, no Norte do Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira