Wednesday, 18 de September de 2019

VIVER


Cultura

Edital de uso da Galeria Mauro Cunha já está disponível no site da FCT

04 Feb 2009

Em uma cerimônia que contou com a presença de artistas plásticos e visuais e de outros seguimentos culturais, aconteceu, na manhã desta terça-feira, 03, na Fundação Cultural do Tocantins, o lançamento do Edital de uso da Galeria de Arte Mauro Cunha.

O evento, ciceroniado pelo presidente da instituição, Júlio César Machado, contou também com a presença do secretário de Cidadania e Justiça, Télio Aires; do presidente da AVISTO - Associação de Artes Visuais do Tocantins, Francisco Costa Andrade; do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Sérgio Lorentino; da Coordenadora de Artes Plásticas e Visuais da FCT, Mary Sandra Fregonesi; entre demais autoridades e artistas.

O edital, que está disponível no sítio www.cultura.to.gov.br, regula sobre o uso da Galeria, cuja solicitação pode ser feita por qualquer pessoa física ou jurídica, que tenha por finalidade principal o desenvolvimento de atividade cultural, proporcionando à sociedade eventos culturais de qualidade.

Os interessados em expor na Galeria terão o período compreendido entre o dia 03 de fevereiro e o dia 31 de dezembro de 2009 para o envio de solicitação de uso.

O presidente da FCT, Júlio César Machado, em seu pronunciamento, destacou algumas importantes ações na área de artes plásticas e visuais - que foram executadas em 2008 - e de outros segmentos, como os importantes avanços na área de patrimônio, onde citou as restaurações do Palacinho e do antigo prédio da Assembléia.  Sobre o Edital, Júlio César ressaltou a importante participação dos artistas e principalmente do Conselho de Cultura, na elaboração do mesmo. "Graças a essa cooperação, de ouvir os anseios da classe, que resolvemos ampliar a ajuda de custo para exposições, que anteriomente era de mil reais, para dois mil reais, e assim oferecer melhores condições para os artitas mostrarem os seus trabalhos", finaliza.

Segundo a coordenadora de Artes Plásticas e Visuais, Mary Sandra Fregonesi, uma das importantes novidades do Edital é a inclusão de uma curadoria, que fará uma avaliação dos trabalhos aptos a exposição. Para o presidente da AVISTO, Costa Andrade, a implantação de politicas de editais vem mostrando o comprometimento da Fundação cultural com todos os segmentos culturais, ele explica ainda, "com a implatação de uma curadoria para avaliar as obras a serem expostas na Galeria, não vai significar um alijamento e sim, um maior enriquecimento ao artista e uma melhor qualidade na sua exposição".

 

Homenagem

Após o lançamento do Edital de uso da Galeria, a Associação dos Artitas Visuais do Tocantins, na pessoa de seu presidente, Costa Andrade, homenageou a advogada e membro da câmera de literatura do Conselho Estadual de Cultura, Mary Sõnia Valadares, que ao som de bachianas n° 5 de Villa lobo, tocando divinamento pelo maestro Heitor Oliveira, recebeu das mãos do presidente da AVISTO, o título de Sócia Honorífica.

COMPARTILHE:


Confira também:


Setembro Amarelo

Profissionais de saúde realizam ação de promoção à saúde mental e prevenção ao suicídio

Profissionais levarão mensagens positivas sobre a importância de viver com saúde e alegria

Petróleo

ANP se diz atenta quanto a abusos em preços de combustíveis no Brasil

A cotação internacional do petróleo sofreu uma alta depois de ataques a uma refinaria na Arábia Saudita, na semana passada.



Drogas

Polícia Civil prende quatro traficantes e apreende mais de 30kg de maconha em Gurupi

Com eles foram apreendidos 29 tabletes de maconha, três outros pedaços da mesma droga, uma balança de precisão, R$ 2.382,00 em espécie e aparelhos celulares.


Honraria

Participante de programa do Instituto TIM vence prêmio global da ONU

Anna Luisa Beserra ganhou o Jovens Campeões da Terra com solução solar para purificar a água; projeto foi desenvolvido na edição de 2018 do Academic Working Capital


Agrotóxicos

Assembleia debate uso de agrotóxico em audiência proposta por Zé Roberto Lula

Presente na audiência, o procurador da República Álvaro Manzano, falou da importância de realizar a discussão em um momento, em que ele avaliou como de extrema relevância.


Economia

Endividamento atinge mais de 68% dos palmenses em agosto


Vestibular

Inscrições abertas para o Vestibular da Unitins


Ocorrência

Polícia Civil prende mulher suspeita de estelionato no sudeste do Estado


Proibição

Adapec apreende carga de 10 toneladas de sementes de capim irregular na TO-050 entre Palmas e Porto Nacional


Tocantins

Adetuc e consultores reúnem-se para definir implantação do Observatório do Turismo do Tocantins


Educação

Com palestras, professor da Rede Municipal de Palmas motiva alunos a enfrentarem obstáculos



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira