Tuesday, 01 de December de 2020

VIVER


Música

Evento digital e gratuito debate música tocantinense durante e pós-pandemia

25 Jul 2020
Evento digital e gratuito debate música tocantinense durante e pós-pandemia

Pensar em novos caminhos, soluções e propostas para a cena independente musical do Tocantins é o objetivo da 1ª edição da Confere Música, conferência digital que ocorre entre os dias 29 de julho à 1º de agosto.

Com uma programação diversificada, o evento que conta com quatro mesas, começa sempre às 19h, via Zoom. O Confere é totalmente online e gratuito e traz a tona debates com temáticas ligadas ao universo do entretenimento e da música tocantinense. 
Para iniciar a Confere, o painel do dia 29 discute o tema 'Festivais e Casas de Shows: como fica a música ao vivo'. A mesa tem a presença de Laura Damasceno, jornalista mineira e curadora musical de eventos como Breve Festival e Meca, do músico e produtor cultural do Festival Do Sol, de Natal (RN), Anderson Foca, e tem a mediação do produtor cultural da Árvore Seca (TO), Fábio Henrique.

No segundo dia, com o tema 'No mundo pós-pandemia é preciso repensar na cena independente', a Confere recebe a produtora cultural de um dos maiores festivais do País, o No Ar Coquetel Molotov, Ana Garcia (PE), a gestora cultural, pesquisadora e consultora Beth Ponte (BA) e a produtora cultural Carol Morena (BA). A mediação fica por conta do músico, grafiteiro e produtor tocantinense Ithalo Kodó.

Divulgação na internet? Como utilizar redes sociais? Quais materiais precisam ter enquanto banda? Onde postar o que crio? Tenho release? Foto? Estou nos streamings? Qual streaming vale a pena? Para responder as perguntas dos artistas que hoje necessitam gerenciar suas criações musicais como pequenos negócios, a mesa do dia 31 vem com o tema 'Gestão de Carreira'. A condução fica por conta da jornalista e guitarrista da banda tocantinense Big Marias, Samia Cayres, que é acompanhada dos palestrantes, o produtor cultural e DJ Patricktor4 (BA) e da empresária e diretora da Foco na Missão  escritório que administra a carreira do músico Rashid, Daniela Rodrigues (SP).

A 1ª edição da Confere encerra com uma oficina dada pelo guitarrista da banda Boogarins (GO), Benke Ferraz com o tema 'Produção Musical a Baixo Custo'.

O evento foi idealizado pelos jornalistas Cecília Santos e Philipe Ramos. Segundo os organizadores, a programação busca contemplar as demandas básicas desse público e a partir da troca com palestrantes convidados, que trazem seu know-how e expertise, promover mudanças, conectar pessoas e pensar em um futuro melhor no meio do caos instalado pela pandemia do novo coronavírus, que está prejudicando o segmento da cultura em todo País.

"Ninguém contava que 2020 chegaria com um vírus que se espalharia pelo mundo resultando numa pandemia global fazendo com que o planeta tivesse que repensar sua maneira de viver. De pequenos processos, maneiras de se fazer, comercializações, planejamentos até a criação e divulgação da arte. Palmas, que vinha numa crescente em relação a cena independente (que, apesar de toda dificuldade e falta de apoio se esforça para existir) provavelmente deve retroceder muito no mundo pós-pandemia. Por isso, o que queremos é discutir o que é possível fazer para isso não acontecer", diz Philipe.

Para Cecília, a Confere inclui o Tocantins nas discussões voltadas à cena independente. "Quando pensamos na importância de se fomentar iniciativas fora do eixo, nos destacamos, pois o Estado, infelizmente se encontra hoje à margem até mesmo do circuito alternativo não oficial. Temos dificuldades de realizar festivais, poucos e irrelevantes editais de cultura, artistas autorais que sofrem para existir no mercado. O que não falta é força de vontade. E assim surgimos com o intuito de debater toda essa conjuntura e os envolvidos nela, artistas, músicos, produtores, promoters, comunicadores, pesquisadores e uma lista que só cresce", finaliza.


SERVIÇO
O QUE: 1ª Confere Música
QUANDO: 29 de julho à 1º de agosto, às 19h
ONDE: Zoom
Ingressos: https://www.sympla.com.br/confere-musica__918852
GRATUITO

COMPARTILHE:


Confira também:


HIV/AIDS

Secretaria da Saúde alerta para a prevenção e combate a AIDS

Uso do preservativo e a realização dos exames previnem e proporcionam diagnóstico precoce da doença

Interior

Prefeitura de Miracema do Tocantins divulga resultado dos Editais da Lei Aldir Blanc

A primeira fase contemplou artistas e fazedores da cultura, sendo músicos, artesãos, culinária artesanal, grupos de capoeira, empresa de eventos, associações culturais, grupo junino, entre outros segmentos culturais que romperam suas atividades


Meio Ambiente

Governo do Estado inicia o plantio de mudas no Parque Estadual do Lajeado em parceria com a ONG 8 Billion Trees

O objetivo é recuperar uma área de aproximadamente 30 hectares com o plantio de 30 mil mudas de espécies nativas do Cerrado


Campo

Com articulação do Ruraltins, produtores quitam passivo financeiro com Banco da Amazônia e garantem acesso à nova linha de crédito

Expectativa do mutirão para toda a região sudeste é viabilizar mais de R$ 12 milhões em projetos de crédito rural


Região central

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Miracema


Reunião

Escolas do Legislativo Estadual e da Câmara Municipal de Paraíso se reúnem em Palmas


Palmas

Decoração natalina na Capital ajuda a impulsionar a economia durante festividades do fim de ano


Aleto

Ayres se reúne com o Governo e representantes sindicais para debater reforma previdenciária


Serviço

Governo do Tocantins qualifica Parque Agrotecnológico e mais quatro projetos para o Programa de Parcerias de Investimentos


Ocorrência

Operação Borduna da Polícia Civil resgata 83 cartões do Bolsa Família e 51 de contas particulares e outros benefícios



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira