Wednesday, 02 de December de 2020

VIVER


Fetac

Federação Tocantinense de Artes Cênicas divulga carta com diretrizes para a cultura no Tocantins

02 Aug 2020
Federação Tocantinense de Artes Cênicas divulga carta com diretrizes para a cultura no Tocantins

Quais as necessidades para as artes cênicas no Tocantins a curto, médio e longo prazo? As respostas estão firmadas na Carta do Fórum Estadual de Artes Cênicas da FETAC, entregue nesta semana pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac) a gestores de cultura no Estado e municípios.

A Carta foi elaborada durante o Fórum Estadual de Artes Cênicas, realizado de 17 a 19 de julho, com debates de mais de 20 horas e participação de mais de 140 artistas e 35 empresas do setor cênico, representantes de grupos, coletivos, artistas e profissionais das regiões Norte, Sul e Central do Tocantins.

O documento traz diretrizes e sugestões para a gestão cultural nos próximos quatro anos, com ênfase, principalmente, na aplicabilidade da Lei Aldir Blanc, mais conhecida como Lei de Emergência Cultural. De acordo com o presidente da Federação Tocantinense de Artes Cênicas, Kaká Nogueira, o documento tem como objetivo nortear a defesa da política cultural no campo do teatro, circo e dança, pela entidade.

Neste contexto, a Carta traz gráficos e informações relevantes como um panorama geral dos prejuízos da classe em razão da pandemia, solicitações para gestões públicas e necessidades ao setor cênico. “São demandas para potencializar e fortalecer o segmento das artes cênicas no Estado e também nos municípios”, explica Kaká Nogueira.

Fetac
A Fetac é composta, atualmente, por mais de 200 profissionais das áreas de teatro, dança, stand up comedy e circo no Tocantins (grupos, companhias, coletivos, artistas individuais, técnicos e criadores profissionais da cena como dramaturgos, cenógrafos, cenotécnicos, iluminadores, coreógrafos, técnicos de som e luz da cena, professores de teatro, dança e circo e afins), representantes de grupos de todo Estado.

A formação se deu por uma necessidade da criação de uma instituição que represente as artes cênicas no Tocantins, do fortalecimento da cadeia produtiva local e busca por representatividade estadual do segmento.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governo do Tocantins libera R$ 4 milhões do Crédito Popular e beneficia mais de 760 famílias

Em apenas 60 dias após o seu lançamento, a linha Crédito Popular, inicia o mês de dezembro com a liberação de crédito para famílias tocantinenses

Covid-19

Tocantins contabilizou 333 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 260.548 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 82.295 casos confirmados. Destes, 74.421 pacientes estão recuperados, 6.704 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.170 pacientes foram a óbito.


Norte do TO

Segurança Pública inicia entrega de pistolas Glock e de salas especiais de depoimento em Araguaína e Araguatins

Entregas fazem parte das ações de modernização da Segurança Pública para a Polícia Civil


Emprego

Sine Tocantins recruta candidatos para 20 vagas de auxiliar de montagem

Para conferir, diariamente, a oferta de vagas nos nove postos do Sine Tocantins acesse o site da Setas, https://setas.to.gov.br/vagas-de-emprego,ou as redes sociais, sendo no Facebook o perfil @setasTo, e no Instagram Setas Tocantins.


Aleto

Eduardo do Dertins participa de solenidade de entrega de equipamentos de segurança


Serviço

IBGE/TO faz apelo para que empresas e escritórios de contabilidade respondam pesquisas econômicas


Band

Erick Jacquin presta homenagem à mandioca no oitavo episódio do “Minha Receita”


Revitalização

Avenida JK ganha espaço verde de convivência


Educação

Unitins oferta 534 vagas para o semestre 2021/1 em edital de transferência externa


Interior

Prefeitura de Miracema do Tocantins divulga resultado dos Editais da Lei Aldir Blanc



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira