Thursday, 21 de November de 2019

VIVER


Turismo

Governo do Estado desenvolve projeto voltado ao turismo de observação de aves

08 Sep 2019    13:28
Emerson Silva/Governo do Tocantins Governo do Estado desenvolve projeto voltado ao turismo de observação de aves

A Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) iniciou nesta semana projeto voltado ao desenvolvimento do turismo de observação de aves nos Polos Palmas e Jalapão, que inclui a elaboração do Guia Prático de Observações de Aves do Estado do Tocantins. Nesta sexta, 6, técnicos da Superintendência de Turismo iniciaram o trabalho em Paraíso do Tocantins juntamente com a consultora contratada para este trabalho, a bióloga e mestre em Ecologia e Conservação

A ação está inserida no Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Tocantins (PDRIS), com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Durante a passagem por Paraíso, a equipe teve reunião técnica na Prefeitura Municipal, com o vice-prefeito Celso Morais.

Caberá à consultora sistematizar as informações já existentes (diagnósticos, inventários, estudos e pesquisas) sobre o turismo de observação de aves nos polos selecionados e no restante do Estado, para subsidiar a formatação dos roteiros; mapear itinerários e pontos de observação e formatar os roteiros de turismo de observações de aves; gerar informações, imagens e vídeos em campo sobre os locais potenciais; capacitar guias e condutores locais de apoio à visitação para implementação dos roteiros de observação de aves; apoiar no planejamento e execução de rodada de negócios para a comercialização dos roteiros; elaborar relatório para subsidiar a produção do Guia Prático de Observações de Aves do Estado do Tocantins. O trabalho terá cerca de seis meses de duração.

“O Tocantins é agraciado com uma infinidade de opções turísticas, e no contexto do ecoturismo, temos este importante segmento para fomentar”, explica o presidente da Adetuc, Tom Lyra, reiterando as palavras o governador Mauro Carlesse, que tem apoiado todas as ações voltadas ao desenvolvimento e geração de emprego e renda a partir do turismo.

Potencial

Entre as diferentes modalidades de Ecoturismo, existe uma direcionada especificamente à contemplação das aves, conhecida como Turismo de Observação de Aves ou Birdwatching, que possui milhares de adeptos em todo o mundo e que a cada ano conquista mais seguidores. O Brasil é um dos países com maior diversidade de aves do mundo, com cerca de 1.670 espécies de aves. Somente o cerrado possui 837 espécies, além de representar a segunda maior região ecológica do Brasil, cobrindo 20% do seu território.

De acordo com o 1º Censo Brasileiro de Observação de Aves, realizado em 2012, aproximadamente 30 mil turistas brasileiros e 3 mil visitantes estrangeiros praticaram naquele período a observação de aves no País, com cerca de 180 pousadas já oferecendo este serviço em seu cardápio, enquanto alguns empreendimentos obtém 100% do seu faturamento com esta atividade.

COMPARTILHE:


Confira também:


Hospital de Amor

Com apoio de voluntários da AL, unidade do Hospital do Amor de Palmas será entregue em 2020

A construção do Hospital do Amor em Palmas está orçada em R$ 120 milhões e contempla três unidades: de diagnóstico, tratamento e de prevenção e pesquisa.

Refis 2019

Refis 2019 já negociou R$ 96,6 milhões, mas débitos ainda podem ser regularizados até 30 de novembro

O secretário de Finanças, Rogério Ramos alerta para que os contribuintes fiquem atentos para não perderem a oportunidade de negociar seus débitos e ficarem em dias com os tributos municipais.



Segurança

Carlesse busca mais recursos para Segurança Pública em audiência com ministro Moro

Reunião ocorrida nesta quarta-feira, 20, no Ministério da Justiça e Segurança Pública, serviu também para apresentação do plano de investimentos dos recursos já assegurados


Vestibular Unitins

Estão abertas as inscrições para primeiro vestibular do novo Câmpus da Unitins em Paraíso

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site da instituição www.unitins.br. As provas serão aplicadas no dia 19 de janeiro e as aulas já começarão em fevereiro, seguindo o calendário acadêmico dos outros câmpus já existentes, Palmas, Araguatins, Augus


Museu

Palacinho é reaberto e ex-governador Siqueira Campos homenageado

Obras de manutenção e reabertura foi fruto de parceria do Governo do Estado e do Grupo Amigos do Palacinho


Sarampo

Segunda etapa de vacinação contra o sarampo segue até dia 30 de novembro


Novembro Azul

Acreditar Tocantins: Pesquisa revela que 31% dos homens não têm o hábito de ir ao médico regularmente


Museu Histórico

Palacinho reabre com expografia e projeto museológico renovados


Estradas

Governo conclui obras de melhoria de estradas vicinais que ligam aldeias indígenas na região noroeste do estado


Bloqueio de Celulares

Celulares pré-pagos desatualizados são bloqueados hoje em 17 estados


Educação Superior

Unitins lança Vestibular com 120 vagas para novo Câmpus de Paraíso



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira