Monday, 14 de October de 2019

VIVER


Turismo

Governo do Estado desenvolve projeto voltado ao turismo de observação de aves

08 Sep 2019    13:28
Emerson Silva/Governo do Tocantins Governo do Estado desenvolve projeto voltado ao turismo de observação de aves

A Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) iniciou nesta semana projeto voltado ao desenvolvimento do turismo de observação de aves nos Polos Palmas e Jalapão, que inclui a elaboração do Guia Prático de Observações de Aves do Estado do Tocantins. Nesta sexta, 6, técnicos da Superintendência de Turismo iniciaram o trabalho em Paraíso do Tocantins juntamente com a consultora contratada para este trabalho, a bióloga e mestre em Ecologia e Conservação

A ação está inserida no Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Tocantins (PDRIS), com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Durante a passagem por Paraíso, a equipe teve reunião técnica na Prefeitura Municipal, com o vice-prefeito Celso Morais.

Caberá à consultora sistematizar as informações já existentes (diagnósticos, inventários, estudos e pesquisas) sobre o turismo de observação de aves nos polos selecionados e no restante do Estado, para subsidiar a formatação dos roteiros; mapear itinerários e pontos de observação e formatar os roteiros de turismo de observações de aves; gerar informações, imagens e vídeos em campo sobre os locais potenciais; capacitar guias e condutores locais de apoio à visitação para implementação dos roteiros de observação de aves; apoiar no planejamento e execução de rodada de negócios para a comercialização dos roteiros; elaborar relatório para subsidiar a produção do Guia Prático de Observações de Aves do Estado do Tocantins. O trabalho terá cerca de seis meses de duração.

“O Tocantins é agraciado com uma infinidade de opções turísticas, e no contexto do ecoturismo, temos este importante segmento para fomentar”, explica o presidente da Adetuc, Tom Lyra, reiterando as palavras o governador Mauro Carlesse, que tem apoiado todas as ações voltadas ao desenvolvimento e geração de emprego e renda a partir do turismo.

Potencial

Entre as diferentes modalidades de Ecoturismo, existe uma direcionada especificamente à contemplação das aves, conhecida como Turismo de Observação de Aves ou Birdwatching, que possui milhares de adeptos em todo o mundo e que a cada ano conquista mais seguidores. O Brasil é um dos países com maior diversidade de aves do mundo, com cerca de 1.670 espécies de aves. Somente o cerrado possui 837 espécies, além de representar a segunda maior região ecológica do Brasil, cobrindo 20% do seu território.

De acordo com o 1º Censo Brasileiro de Observação de Aves, realizado em 2012, aproximadamente 30 mil turistas brasileiros e 3 mil visitantes estrangeiros praticaram naquele período a observação de aves no País, com cerca de 180 pousadas já oferecendo este serviço em seu cardápio, enquanto alguns empreendimentos obtém 100% do seu faturamento com esta atividade.

COMPARTILHE:


Confira também:


Super Descontos

Refis da prefeitura de Palmas começa hoje com possibilidades reais para quem quer sair da inadimplência

Mais de 1.500 audiências estão agendadas para o Refis 2019

Sul do TO

Governador e Primeira-dama prestigiam festa das crianças em Gurupi

Na ocasião, o governador Mauro Carlesse anunciou o lançamento do programa Pátria Amada Mirim, na próxima quinta-feira, em Palmas


Consumidor

Procon Tocantins oficia MPE sobre devolução do dinheiro dos ingressos da ExpoPalmas

A data anunciada para a ExpoPalmas foi de 18 a 22 de setembro. Mesmo com dois dias de evento, no dia 20 se setembro foi anunciado o cancelamento de todos os shows.


Contratempo

BRK não cumpre contrato e causa transtornos para população de Colinas

Para a renovação do contrato com a empresa de saneamento, a gestão do município fez algumas exigências, sendo elas: a universalização do fornecimento de água e esgoto; reparos em ruas e avenidas; e o investimento no valor de R$ 1 milhão na forma de obras


Educação

Projeto pede inclusão de mensagens no combate ao abuso sexual infantil e o consumo de drogas nos livros das escolas públicas de Palmas


Ação

DPE realiza mais uma edição do “Transforme uma vida: apadrinhe uma criança” no Lar Batista


Consumidor

Com 70% de acordos feitos, Procon Tocantins divulga balanço da Semana de Renegociação de Dívidas


SSP

Tocantins é beneficiado com projetos e recursos em reunião do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Segurança Pública


Palmas

A Semana Nacional do Crédito abre caminhos para pequenos empresários alavancarem negócios


Política Florestal

Instaladas comissões especiais que vão analisar política florestal e regularização fundiária



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira