Friday, 07 de August de 2020

VIVER


Segunda, 27

Grupo de Trabalho Indígena da UFT organiza evento em comemoração ao Dia do Índio

25 Apr 2009

O Grupo de Trabalho Indígena (GTI) da UFT promove nesta segunda-feira (27), a partir das 8h, no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (CUICA), o “Dia do Índio na UFT” – uma data histórica brasileira. A iniciativa tem como objetivo atentar a comunidade para a existência dos povos indígenas na UFT, respeitando o dia 19 de abril, conhecido como “o dia do índio”.

O evento é realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEX), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e Instituto de Direitos Humanos e Meio Ambiente (IDPDH).

A programação contará com a presença do palestrante Paulo Celso de Oliveira, um dos advogados indígenas mais conhecidos do país, que participa pela primeira vez de um debate acadêmico no Estado. O tema abordado será Direitos Indígenas e Políticas Afirmativas para Índios. Para Paulinho Pankararu, como também é conhecido no movimento indígena, é muito importante que a Universidade tenha a preocupação de dialogar sobre as questões indígenas, tanto pela presença dos estudantes e suas comunidades, bem como para a própria instituição, que demonstra assim o respeito ao espaço conquistado por esse diálogo.

No “Dia do Índio na UFT” serão exibidos documentários sobre a cultura indígena dos povos do estado, seus costumes e realidade social. Serão desenvolvidas também as estratégias de trabalho do GTI para 2009, com a participação conjunta de lideranças indígenas das aldeias do Tocantins.

Estão previstas ainda na programação do evento apresentação de danças típicas, contação de histórias e lendas indígenas, exposição de artesanato, degustação de comidas típicas, pinturas corporais e em camisas dos diversos traços culturais dos povos presentes na Universidade.

Ricardo Javaé, acadêmico indígena de Jornalismo da UFT, acredita que “o evento é uma oportunidade importante de mostrar a existência dos índios como universitários, que discutem seus problemas e buscam soluções em parceria com seus líderes tradicionais e também interagem com o meio acadêmico”.

As inscrições para o Dia do Índio na UFT podem ser feitas até este sábado (25), através do email semana.c.a.i.uft19@gmail.comEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo ou no dia do evento, até às 8h30, no CUICA. Os interessados devem anexar à mensagem eletrônica nome completo e Instituição a qual pertencem (no caso de Instituição de Ensino ou órgãos referentes à questões indígenas).

História - O Dia do Índio existe no Brasil desde 1943, e é o foco de eventos e comemorações durante todo o mês de abril. A data remete ao I Congresso Indigenista Interamericano, em 1940, no México, que reuniu governantes de diversos países em torno de temas relativos aos povos indígenas e seus territórios.

Temerosos no início - devido ao longo histórico de perseguições e agressões a seus povos - os líderes indígenas decidiram, no dia 19 de abril, participar daquele momento histórico - que é lembrado em todo o território das Américas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Auxílio Emergencial

Governo do Tocantins orienta sobre o calendário da 5ª parcela do Auxílio Emergencial para o Bolsa Família

O Auxilio Emergencial para o Bolsa Família segue o cronograma padrão do benefício e o pagamento inicia em 20 de agosto e termina no dia 31.

Covid-19

Tocantins registra 1.230 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 29.539 casos no total, destes, 17.868 pacientes estão recuperados, 11.243 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 428 pacientes foram a óbito.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira