Wednesday, 18 de September de 2019

VIVER


Capoeira

Integrantes comemoram reconhecimento

29 Jul 2008

A própria palavra capoeira já evidencia sua origem no campo, entre grandes movimentos de plantação de cana-de-açúcar, nos primórdios da existência do país. Originalmente brasileira, ganhou reconhecimento pelo mundo, se tornando, hoje, o mais novo patrimônio cultural brasileiro. O registro desta manifestação foi votado no dia 15 de julho, em Salvador, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que é constituído por 22 representantes de entidades e da sociedade civil, e delibera a respeito dos registros e tombamentos do patrimônio nacional. “Um reconhecimento tardio, mas que veio em boa hora”, diz o mestrando e Diretor do grupo Terreiro Capoeira Jackson Rodrigues, ou o “Índio”, para os que adotam e respeitam a nomenclatura de graduação condicionada por meio dos treinos.

Palmas conta hoje com sete grupos de capoeira espalhados por todas as regiões, tanto no centro quanto na periferia da capital. Terreiro Capoeira, Arte Folclore, Tambor Capoeira, Abolição, Mandara, Candeias e Abadá são grupos que se destacam e levam cultura e integração social para jovens e adultos. Juntos, esse grupos têm cerca de 700 integrantes.

Para Rita de Cássia (Negona), praticante há 12 anos, os ensaios são uma oportunidade de conciliar a cultura ao prazer, dentro do convívio familiar. “Toda a minha família é capoeirista, e é por isso que venho todos os dias aqui e levo os meus filhos para aprenderem junto comigo”, disse. Rita destacou a problemática enfrentada pelos grupos na capital, já que necessitam de incentivo e apoio financeiros.

Com o intuito de socializar e dar oportunidade de educação social inclusiva, os grupos de capoeira da Capital vêm a cada dia ganhando o seu espaço. “Ainda temos muito o que conquistar; falta incentivo mas não falta força de vontade”, disse o diretor. Para ele, a capoeira deixou de ser um esporte. “Eu convivo com a capoeira todos os dias, tudo que falo é sobre capoeira; considero como minha filosofia de vida”, disse. Quem compartilha da mesma opinião é a capoeirista Rita de Cássia que vê no esporte a única alternativa de integração no convívio social. “Eu não viveria se não fosse a capoeira”, finalizou.

 

Grupo busca na capoeira alternativas de reeducação de detentos em Palmas

Sob a regência do Mestre Besouro, o Grupo de Capoeira Abolição atua nos presídios da capital levando o esporte para dentro das celas. O mestre do grupo se diz gratificado com a aceitação dos presidiários que buscam a ressocialização com vistas à diminuição da pena. “A capoeira estabeleceu mais respeito entre eles”, disse. Às terças e sextas, o grupo vai ao presídio e ao Centro de Ressocialização de Menores da Capital, com instrumentos para a realização das aulas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Setembro Amarelo

Profissionais de saúde realizam ação de promoção à saúde mental e prevenção ao suicídio

Profissionais levarão mensagens positivas sobre a importância de viver com saúde e alegria

Petróleo

ANP se diz atenta quanto a abusos em preços de combustíveis no Brasil

A cotação internacional do petróleo sofreu uma alta depois de ataques a uma refinaria na Arábia Saudita, na semana passada.



Drogas

Polícia Civil prende quatro traficantes e apreende mais de 30kg de maconha em Gurupi

Com eles foram apreendidos 29 tabletes de maconha, três outros pedaços da mesma droga, uma balança de precisão, R$ 2.382,00 em espécie e aparelhos celulares.


Honraria

Participante de programa do Instituto TIM vence prêmio global da ONU

Anna Luisa Beserra ganhou o Jovens Campeões da Terra com solução solar para purificar a água; projeto foi desenvolvido na edição de 2018 do Academic Working Capital


Agrotóxicos

Assembleia debate uso de agrotóxico em audiência proposta por Zé Roberto Lula

Presente na audiência, o procurador da República Álvaro Manzano, falou da importância de realizar a discussão em um momento, em que ele avaliou como de extrema relevância.


Economia

Endividamento atinge mais de 68% dos palmenses em agosto


Vestibular

Inscrições abertas para o Vestibular da Unitins


Ocorrência

Polícia Civil prende mulher suspeita de estelionato no sudeste do Estado


Proibição

Adapec apreende carga de 10 toneladas de sementes de capim irregular na TO-050 entre Palmas e Porto Nacional


Tocantins

Adetuc e consultores reúnem-se para definir implantação do Observatório do Turismo do Tocantins


Educação

Com palestras, professor da Rede Municipal de Palmas motiva alunos a enfrentarem obstáculos



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira