Thursday, 26 de April de 2018

Thursday, 26 de April de 2018

VIVER


Aves

Mais 300 aves serão repatriadas no Tocantins

11 Jan 2018

Cleide Veloso/Governo do Tocantins

Uma equipe do Núcleo de Fauna da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Natureza do Tocantins deve receber nesta quarta-feira, 10, cerca de 300 das 501 aves da fauna silvestre apreendidas pela Polícia Rodoviária em um ônibus que seguia de Araguaína-To para São Paulo.

No total foram apreendidos 438 exemplares de curiós, 9 filhotes de papagaios, entre outras, confinadas em pequenos recipientes, sem água e alimentação dentro de malas, sem nenhuma ventilação, o que resultou na morte de algumas espécies.

Na ocasião da apreensão, um senhor de 61 anos, reincidente na prática de crime ambiental, foi detido, multado no valor de R$ 5,6 milhões. Os pássaros foram recebidos pela Ong Mata Ciliar em Jundiaí, que com o patrocínio  da Reserva Conservacionista Piracema estão sendo transportados de volta para o Tocantins.

Acompanhadas por um biólogo da Ong Mata Ciliar, as aves estão sendo transportadas via terrestre para casa, em uma viagem que teve início na tarde da última segunda-feira, 08, em São Paulo.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Gilberto Iris, falou da importância do retorno dessas aves. "Entre outros papéis desenvolvidos por essas aves na natureza, a presença delas contribui para o equilíbrio do ecossistema onde habitam, com a dispersão de sementes que germinam nas nossas matas. O combate ao crime ambiental é uma ação permanente, então sempre alertamos para que as pessoas se atentem as penalidades  previstas na legislação para os infratores", destacou o diretor.

De acordo com informações da médica-veterinária e gerente do Núcleo de Fauna do Naturatins, Grasiela Pacheco, somente após a chegada das espécimes e o exame das condições de saúde das aves será possível fazer uma avaliação. "Após a avaliação médica e reabilitação das espécies que apresentarem alguma necessidade, a soltura dos pássaros devem ser realizadas, em diferentes lugares, com a preservação da identificação da localização, por motivo de segurança", comentou.

Os pássaros receberão os primeiros atendimentos da equipe do Núcleo de Fauna do Naturatins, na Reserva Conservacionista Piracema, em Almas do Tocantins para posteriores encaminhamentos.

No Tocantins, a denúncia anônima de crimes ambientais podem ser realizada através do Linha Verde 0800 63 1155 ou via internet pelo link desse canal de denúncia no site naturatins.to.gov.br.  

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

11

PARABÉNS!
PARABÉNS!

11

BOM
BOM

10

AMEI!
AMEI!

14

KKKK
KKKK

9

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

13

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

7

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Administração Pública

Administração pública municipal é a mais complicada das três esferas, afirmam prefeitos

Burocracia, falta de recursos, fiscalização diária e pressão social são as principais queixas dos gestores municipais

Eleições Suplementares

TRE-TO inicia a distribuição das urnas eletrônicas para as Eleições Suplementares no Tocantins

Foi iniciada nesta segunda-feira (23/4) a distribuição das urnas eletrônicas para as Eleições Suplementares, para a escolha de governador e vice-governador do Tocantins



Pará

Tocantins participa de reunião sobre a mosca da carambola no Pará

O objetivo é discutir o contexto internacional da Defesa Sanitária Vegetal para prevenção e erradicação da praga, que é uma das espécies de moscas-das-frutas, que pode causar grandes prejuízos econômicos à fruticultura


Saúde

“Vou tomar gotinhas de vida”, diz João Gibertto, que iniciou o tratamento contra AME após ação da Defensoria

Um dia após o aniversário de três anos, João Gilbertto Rocha de Oliveira tomou, no último dia 16, a primeira dose do Nusinersen (Spinraza), medicamento necessário para o tratamento de Atrofia Muscular Espinhal (AME)


Kátia Abreu

Kátia Abreu fará relatório contrário ao projeto de transposição do Rio Tocantins

Após audiências públicas, relatora afirmou que não há justificativa técnica para a obra


PreviPalmas

Cresce cobrança por instauração da CPI do Previpalmas pelos vereadores de Palmas


Instituto MRV

Instituto MRV realiza treinamento com os vencedores da Terceira Chamada Pública de Projetos do Programa Educar para Transformar


Eleições 2018

Mauro Carlesse registra candidatura a governador com Wanderlei Barbosa de Vice


Guaraná Antarctica

Guaraná Antarctica mostra em nova campanha o que é capaz de fazer pela Seleção Brasileira


Saúde

Empenhados mais de R$ 1,7 milhão em emendas da saúde da deputada Dorinha


Meio Ambiente

Naturatins discute a redução de peixes nos rios tocantinenses e a construção de barragens



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira