O GIRASSOL

Palmas/TO,

Viver
FBB

08/06/2021

Mais de 400 inscrições concorrem ao Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social

Iniciativas certificadas e finalistas serão anunciadas em julho

A 11ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social recebeu propostas de 24 estados da federação e do Distrito Federal. Ao todo foram inscritas 451 iniciativas, 34,6% a mais que o mesmo período em 2019. O estado de São Paulo enviou o maior número de inscrições, 101, seguido pelo Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, ambos com 45 cada. Já a categoria com mais propostas recebidas foi Educação Para o Futuro, com 135 iniciativas. Seguida por Meio Ambiente e Renda, com 126; Cidades Sustentáveis, com 53; e Inovação Digital, com 30. Para a premiação Especial 20 Anos foram cadastradas 105 propostas.


A partir de agora uma comissão julgadora da Fundação BB certificará as tecnologias sociais que passarão a fazer parte da plataforma Transforma! As experiências precisam ser reconhecidas como soluções capazes de causar impacto positivo e efetivo na vida das pessoas, já implementadas em âmbito local, regional ou nacional e passíveis de serem reaplicadas.


A plataforma Transforma! conta com mais de 600 iniciativas e foi destaque também no blog do BB . O canal digital reúne metodologias reconhecidas por promoverem a solução de problemas socioambientais presentes em diversas comunidades brasileiras. No acervo, é possível consultar por tema, cidade, estado ou país, entre outros parâmetros de pesquisa.


Certificadas e finalistas

A divulgação das Tecnologias Sociais certificadas e as finalistas está prevista para a primeira quinzena de julho. A seleção leva em conta o mérito de efetividade, inovação, sistematização da tecnologia e a interação com a comunidade. Para a escolha das tecnologias finalistas, além dos critérios anteriores, o júri considera também o potencial de transformação social e a reaplicabilidade das iniciativas. As vencedoras do Prêmio serão anunciadas em evento previsto para acontecer em outubro.


Neste ano, o total do investimento é de até R$ 2 milhões em premiação e certificação, divididos entre as seguintes categorias: “Cidades Sustentáveis”, “Educação para o Futuro”, “Inovação Digital”, “Meio Ambiente e Renda” e uma categoria denominada “Especial 20 anos”. O Prêmio é destinado a instituições de ensino e de pesquisa, fundações, cooperativas, organizações da sociedade civil e órgãos governamentais de direito público ou privado, legalmente constituídas no Brasil.


Parceiros e apoiadores

Nesta edição, o evento conta com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); BB Gestão de Recursos (BBDTVM); BB Tecnologia e Serviços (BBTS); Ativos S.A. e com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO); Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Escola Nacional de Administração Pública (Enap); Pátria Voluntária; Casa Civil; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; Ministério da Cidadania; Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.


Sobre a Fundação Banco do Brasil

Em 35 anos de atuação, a Fundação Banco do Brasil investe em projetos, programas e ações de Educação para o Futuro, Meio Ambiente e Renda, Ajuda Humanitária, Voluntariado e Tecnologia Social. A Fundação BB fomenta e multiplica soluções para a transformação socioambiental do país por meio das melhores práticas de governança e integridade e da mobilização de recursos de novas parcerias com investidores sociais. De 2010 a 2020 foram destinados mais de R$ 3,1 bilhões em recursos, aplicados em mais de 6 mil iniciativas com a participação de 5,6 milhões de pessoas em cerca de 2,2 mil municípios brasileiros.

Acesse o Relatório de Atividades 2020 da Fundação BB.

Assuntos Relacionados
#fbb#social#brasil#fundação bb
Confira Também
Opinião

Quem deve não pode temer compromissos com o Planeta

PEN

Nilmar destaca a necessidade de maior participação da mulher na política

Convite de Kassab

Irajá Abreu participa de reunião sobre novas diretrizes partidárias do PSD

Rede Social

Post disseminado por usuários do Facebook não tem qualquer valor jurídico de proteção às informações do perfil

Esporte

Musa do Brasil declama um poema para o ex-jogador sérvio Petkovic sobre o jogo Brasil x Sérvia de hoje.