Saturday, 26 de September de 2020

VIVER


Tocantins

Membros do Conselho Estadual da Pessoa Idosa são empossados para o biênio 2020-2022

16 Jul 2020
Márcia Rosa/ Seciju Membros do Conselho Estadual da Pessoa Idosa são empossados para o biênio 2020-2022

Em ato simbólico, o Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) empossou nesta terça, 15, por videoconferência, 28 conselheiros do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedi) para o biênio 2020-2022.

A cerimônia se deu pela plataforma Google Meet para reuniões e iniciou com a fala do secretário da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis, dando as boas vindas e declarando empossados todos os representantes, além de enfatizar a importância do órgão. “Os conselhos de direitos são de extrema importância para as políticas públicas pois tem o desafio de esquadrinhar a efetividade das ações, e enquanto Secretaria trabalhamos conjuntamente a fim de fomentar as políticas de proteção aos direitos da pessoa idosa e nos colocamos à disposição na concretização dessas ações em nosso Estado”, sintetiza o secretário.

A diretora da Casa de Direitos Humanos da Seciju, Sabrina Ribeiro, fez a leitura do Termo de Posse para os conselheiros e corroborou sobre a importância da atuação do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. “Este posse representa o fortalecimento enquanto órgão fiscalizador em relação à proteção, à defesa e à garantia dos direitos do idoso. Embora os desafios sejam muitos, vamos trabalhar em conjunto em prol dessa causa”, comemora.

Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

O Cedi é um órgão de caráter permanente e deliberativo, composto por membros representantes do Poder Executivo, da sociedade civil e de entidades não-governamentais de atendimento à pessoa idosa. Vinculado à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social pela Lei vigente nº 2.087, de 6 de julho de 2009, tem por finalidade dispor sobre a definição, o controle e a fiscalização das ações dirigidas à proteção, defesa e garantia dos direitos do idoso, bem como acompanhar e avaliar sua execução.

O processo eleitoral

Após alinhamento para assinatura do termo de posse dos conselheiros em momento oportuno, a reunião seguiu com a eleição da mesa diretora que elegeu como presidente para esse biênio, Amanda Pereira Costa, da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), e para vice-presidente, o professor Luiz Sinésio Silva Neto, do projeto de extensão Universidade da Maturidade (UMA) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A presidente eleita, Amanda Costa, falou como será o trabalho do conselho. “Será um desafio pleiteado a várias mãos, sendo um grupo de pessoas que atuam diretamente na perspectiva de busca de melhorias através de políticas públicas para as pessoas idosas”. A presidente do Cedi falou também que as boas iniciativas precisam ser disseminadas em todos os municípios para que os tocantinenses tenham um envelhecimento ativo, de qualidade e saudável.

COMPARTILHE:


Confira também:


Doação de Órgãos

Secretaria de Saúde realizará momento alusivo ao Dia Nacional de Doação de Órgãos

Ação será realizada domingo, 27, às 17h na Praça dos Girassóis.

Saúde

Tocantins registra 685 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 200.736 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 65.994 casos confirmados. Destes, 49.016 pacientes estão recuperados, 16.068 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 910 pacientes foram a óbito.



Economia

Conselho de Desenvolvimento Econômico aprova incentivos fiscais para empresas de diversas regiões do Estado

Os projetos aprovados incentivam a geração novos de postos de trabalho, além de contribuir com a economia, bem como aumentar a arrecadação do Estado


Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores

Candidato a prefeito, Alan Barbiero enaltece chapa proporcional do partido: “sem dúvidas, temos o melhor, mais completo e qualificado grupo para disputar as vagas no Legislativo Municipal”


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?

O papel de prefeitos e governadores no que diz respeito ao controle da pandemia também foi alvo de fake news, especialmente depois que o STF (Supremo Tribunal Federal) declarou a autonomia dos Estados e municípios para definir regras sobre isolamento.


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água


Prevenção

Neurocientista alerta que apenas conversar não resolve o problema de quem pensa em cometer suicídio



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira