Wednesday, 03 de June de 2020

VIVER


Exposição

Mulheres de Taquaruçu traduzidas em obras de arte

03 Dec 2008

O esforço de dezenas de mulheres em utilizar a arte como ferramenta de inclusão social e promoção à cidadania, despertou a atenção do artista René Brunes que, desde o início do ano, vem acompanhando o dia-a-dia do Projeto Mulheres Mil no distrito de Taquaruçu, em Palmas. O Projeto é uma iniciativa do Sistema de Faculdades e Instituições Canadenses, em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e visa à inclusão social de mulheres vulneráveis em 13 estados das regiões Norte e Nordeste através da qualificação profissional.

Artesanato, corte e costura, informática e atividades educativas, contemplam o projeto que inspirou as pinceladas e as fotografias expostas pelo artista e traduziu o trabalho e as emoções de mulheres como a artesã Maria da Paz. “Fiquei muito feliz de ser fotografada e de me ver pintada, em uma exposição. Isso me motiva ainda mais a acreditar no projeto Mulheres Mil e também nas coisas boas da vida”, disse. A exposição é itinerante e percorrerá universidades e instituições de ensino da Capital.

Para Brunes, a tradução do trabalho das mulheres de Taquaruçu em peças de arte e fotografias é um incentivo para a qualificação profissional e o reconhecimento do esforço das alunas. “Uma oportunidade das mulheres mudarem suas vidas pelos caminhos dos estudos da qualificação e da promoção humana e social”, comenta.


A exposição

Na ultima segunda feira, 01, representantes do Ministério da Educação, autoridades governamentais e uma comissão de Dirigentes dos Colleges Canadenses fizeram a abertura da exposição que contou com a presença maciça de artesãs e alunas do Projeto. A abertura contou com a apresentação musical de Genésio Tocantins e do anfitrião René Brunes.


Serviço

A exposição itinerante percorrerá a Capital de 01 a 18 de dezembro, nos seguintes locais:


ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS

Mostra: de 01 a 05 de dezembro - Horário: das 8h às 21h


UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Mostra: de 08 a 10 de dezembro - Horário: das 8h às 21h


CASA DO ARTESÃO – TAQUARUÇU

Mostra: de 11 a 13 de dezembro - Horário: das 8h às 21h


CEULP/ULBRA

Mostra: de 15 a 18 de dezembro  - Horário: das 8h às 21h

COMPARTILHE:


Confira também:


Auxílio Emergencial

Em dois meses, 107 milhões de brasileiros pediram auxílio emergencial

Cerca de 100 mil pessoas se cadastraram de ontem para hoje

Pandemia

Tocantins confirma 228 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 4.698 casos no total, destes, 1.734 pacientes estão recuperados, 2.882 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 82 pacientes foram a óbito.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira