Tuesday, 27 de October de 2020

VIVER


Araguaína

Músicos criam associação e reclamam do pouco espaço

03 Jun 2008

Pode não parecer verdade, mas, até o mês de abril, a “classe” de músicos da cidade de Araguaína ainda não possuía uma associação que representasse os reais interesses da categoria na cidade.

Não suportando mais a situação, um grupo de músicos se reuniu recentemente no auditório da Prefeitura Municipal e criou a AMA - Associação de Músicos de Araguaína, entidade que ainda está sob organização burocrática, mas que já elegeu seu presidente.

De acordo com Joel Lima, compositor que presidiu a comissão organizadora da eleição para presidente da entidade, são grandes os desafios da associação na cidade. Segundo ele, uma das prioridades iniciais é instalar a sede da entidade, para atender melhor a classe e suas reivindicações. Mas não será apenas isso.  

Para ele, a entidade tem um desafio grande que é unir a classe de músicos da cidade, que no seu entendimento está desintegrada. “Pretendemos buscar mais apoio e espaço para motivar a classe, já que esta não vem sendo privilegiada como deveria”, desabafa o compositor.

O compositor reclama ainda que os músicos de Araguaína perdem espaço para os de outras cidades, e que eles precisam se virar para terem seu trabalho reconhecido. “Temos artistas que podem corresponder ao esperado em termos de espetáculo. Por que não privilegiá-los?”, questiona.

Empresário do setor, o percussionista Raio de Luar que é dono da Banda Mel do Calypso, antiga Ziriguidum disse que a criação da AMA é um avanço para Araguaína. Mas também reclamou da falta de espaço para os músicos. “Dependemos de um apoio, e só a associação pode melhorar isso. Só que precisamos de mais espaço e apoio”, solicitou.

A associação, segundo a diretoria, já possui 173 associados entre músicos, compositores e produtores musicais e pretende ampliar esse número a partir do segundo semestre, quando a entidade estará de fato, formalizada. Uma outra briga que será travada pela associação diz respeito ao espaço para a música dos artistas locais que, segundo Lima, não vem tendo a merecida atenção. Para ele, há uma lei municipal que assegura um espaço de 20% da programação para a produção dos músicos locais. “Iremos fazer valer essa lei, mas sem criar problemas”, pontuou.

 

Retorno do Festival Show Terra

De acordo com Joel Lima, a volta de um dos mais tradicionais festivais de talentos de Araguaína, o Show Terra, será também prioridade da AMA. O festival, que premia diferentes talentos musicais pode voltar a fazer parte do calendário cultural da cidade.

Extinto há mais de uma década, o festival tinha a organização do músico Walber Machado, proprietário da Banda Art Brasil, que teve muito sucesso na época, não restando tempo para manter o mesmo festival e que não teve como conciliar.

Segundo Lima, a primeira edição já pode acontecer no mês de setembro, em homenagem aos 50 anos de Araguaína. “Temos muitos talentos musicais e em diferentes áreas, vamos resgatar isso e homenagear nossa cidade”, concluiu.

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins registra 47 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 229.676 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 74.229 casos confirmados. Destes, 61.832 pacientes estão recuperados, 11.313 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.084 pacientes foram a óbito.



Eleições 2020

Na Acipa, Prefeita Cinthia fala sobre justiça fiscal e a importância do diálogo entre poder público e entidades representativas

Cinthia afirma que a modernização fiscal é uma meta a ser perseguida no curto prazo, e que está em fase de contratação, junto ao BNDES, de recurso do Plano de Modernização da Administração Tributária, o PMAT.


Eleições 2020

Em Palmas, deputada Luana Ribeiro declara apoio à candidatura de Vanda Monteiro

Fico muito feliz em contar com seu apoio aqui na capital, pois soma conosco uma deputada muito atuante, além de determinada”, destacou.


Eleições 2020

Justiça Eleitoral manda Amastha remover fake news contra Cinthia

A decisão liminar ainda fixa multa de R$ 5 mil ao Amastha caso não cumpra a decisão judicial, que determina a imediata suspensão da propaganda eleitoral irregular.


Aureny III

Andrino assumiu o compromisso de revitalizar o asfalto das ruas e avenidas do local


Mulheres 77

Eli Borges diz que, se eleito, irá criar a Secretaria da Mulher


Região Sul

Se eleita, Cinthia garante que vai construir a tão sonhada rodoviária de Taquaralto


Arte

Instituto Isca beneficia mais de 300 pessoas com projeto de ação social em Araguaína


Oportunidade

Concurso para estudantes do ensino médio oferece premiação em dinheiro e viagem aos EUA


Palmas

Radares fixos da Avenida Teotônio Segurado são verificados pela Agência Estadual de Metrologia



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira