Wednesday, 21 de August de 2019

VIVER


Turismo

Natureza e Aventura: Roteiros na região das Serras Gerais do Tocantins incentivam o turismo

06 Jun 2019    00:24    alterado em 06/06 às 00:28
Tharson Lopes/Governo do Tocantins  Natureza e Aventura: Roteiros na região das Serras Gerais do Tocantins incentivam o turismo De água transparentes, a Lagoa da Serra fica no município de Rio da Conceição no Tocantins

As Serras Gerais circundam uma região com cavernas, desfiladeiros, cachoeiras e rios de águas cristalinas, oferecendo um ecoturismo em áreas preservadas, com aventura e segurança, e possibilitando também o turismo histórico e cultural, no qual o turista tem a chance de conhecer a trajetória do desenvolvimento das cidades, com uma culinária diversificada, variedade de festas religiosas e arquiteturas coloniais.

Está localizada na região sudeste do Tocantins, entre os municípios de Aurora e Taguatinga, sendo eles Almas, Aurora, Dianópolis, Natividade e Rio da Conceição. O período de viagem entre Palmas e Natividade, que é a primeira cidade da região das Serras Gerais, é de aproximadamente duas horas.

Roteiros

Os roteiros oferecidos pelas agências de turismo para a região das Serras Gerais variam de três a dez dias, com diversas opções de passeios contemplando as piscinas naturais e cachoeiras em regiões de fauna e flora preservadas. O roteiro contempla também quem está à procura de aventura com as travessias de cachoeiras, trilhas ecológicas, stand up, caiaque e mirantes com vistas panorâmicas.

Fernanda Castro, que é dona de uma agência de turismo que disponibiliza roteiros para as Serras Gerais, ressalta que são recomendáveis seis dias de itinerário para conhecer bem a região. “Os atrativos são bem conservados com biomas diferentes. Nos roteiros, o turista encontra em um momento o cerrado bem definido e, logo após, uma mata bem fechada e densa”, informou.

Nos pacotes turísticos, a média de preço dos pacotes tem variação de R$ 380 a R$ 1.500, incluindo transporte, hospedagem e entrada nos atrativos, sendo possível também a contratação somente do guia. O turista que deseja realizar os passeios na região deve ir preparado para os diferentes biomas, com equipamentos de trilha, roupas e calçados confortáveis.

O pacote de três dias tem em seu roteiro travessias nas cachoeiras de Rio da Conceição, visita à Lagoa da Serra, onde é possível realizar stand up e o circuito Boia Cross. O de cinco dias conta com a programação de Rio da Conceição, como também com visita ao Rio Azuis e Cachoeira da Sombra, em Aurora do Tocantins. No município de Almas, o roteiro passa pelo Cânion Encantado com quatro quedas d’água simultâneas com mais de 70 metros de altura, com opções de trilha aquática e por terra; e no município de Dianópolis é possível visitar as trilhas no Vale Encantado e ver o pôr do sol na Fortaleza dos Guardiões.

No Facebook e Instagram é possível encontrar opções de hospedagem, agências e guias turísticos pesquisando por Serras Gerais do Tocantins. Os destinos mais procurados são o Rio Azuis, no município de Aurora, e a Lagoa da Serra, em Rio da Conceição, atrativos que são de fácil acesso e com atividades para todas as idades. É possível encontrar fotos dos destinos pesquisando pelas hashtags #serrasgeraistocantins e #visiteoTocantins.

Incentivo ao Turismo

A Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) tem trabalhado na inclusão da região das Serras Gerais no Programa de Regionalização do Turismo, programa do Ministério do Turismo que tem o intuito de desenvolver o turismo nas regiões do Brasil, trabalhando de forma descentralizada para revelar e estruturar destinos turísticos mais qualificados e competitivos. Ações para que o desenvolvimento local e regional do turismo tenha produção de benefícios direcionados às comunidades locais.

A Adetuc tem auxiliado também no cadastro das agências de viagens, hotéis e guias da região no Cadastur (https://cadastur.turismo.gov.br), sistema do Ministério do Turismo que reúne os prestadores de serviços turísticos, trabalhando no desenvolvimento e supervisão dos serviços oferecidos em todo o Brasil. O cadastro tem como finalidade auxiliar no processo de planejamento de captação de recursos dos prestadores de serviços, garantindo também seus direitos trabalhistas. 

Em incentivo ao turismo nas Serras Gerias, houve a parceria entre a Adetuc, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-TO)  e as prefeituras dos oito municípios próximos à região. Assim foi criado o Comitê Gestor do Desenvolvimento do Turismo Municipal, que viabilizou a formação de circuitos turísticos incluindo as cidades da região, pensando na sustentabilidade, possibilitando a inclusão de quem mora nos municípios.

COMPARTILHE:


Confira também:


Perspectiva

Índice de confiança do empresário sobe pelo 3º mês seguido

Para o economista da CNI Marcelo Azevedo, a melhora da percepção de das expectativas dos empresários refletem as notícias positivas para a economia.

Operação Tessera

Polícia Civil deflagra “Operação Tessera” em Paraíso do Tocantins

Um dos suspeitos chegou a montar um esquema de entrega direta de drogas aos usuários, através de expediente comumente chamado de “disk-drogas”.



Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Os pratos serão avaliados por profissionais das áreas de alimentos e bebidas de Palmas para seleção dos vencedores do festival.


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos

Ao fim do evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade (PTB), declarou que esta Casa de Leis é parceira da UMA.


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal


EDP

Projeto Aprender e Crescer inicia mais uma etapa em Palmas


PC

Polícia Civil conclui inquérito e indicia suspeito de furtos em Araguaína



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira