Monday, 10 de December de 2018

VIVER


Palmas

Nova exposição do Corredor Cultural da UFT vai abordar o olhar indígena sobre o cômico

22 Sep 2018    13:15    alterado em 22/09 às 13:15
Nova exposição do Corredor Cultural da UFT vai abordar o olhar indígena sobre o cômico

Teve início nesta sexta-feira (21) a nova exposição do Programa Corredor Cultural, da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), e que é realizada no hall do Bloco IV (Reitoria), no Câmpus de Palmas. A abertura oficial da exposição será às 9h, e tem como tema "De que riem os indígenas"  da artista Ana Carolina Fialho de Abreu.

Ana Carolina conta que a inspiração para o tema surgiu da sua participação em uma das oficinas de Andres Del Bosque, mestre bufão chileno, que compartilhou sobre diversos grupos indígenas que tinham na sua comunidade um personagem, um cômico ritual que tem a função social de fazer rir. "O riso é forma de denúncia pela luta social de seus povos, pacificador de seus conflitos internos e também como ato político", diz.

A artista esteve por seis anos em pesquisa de campo, vivendo na comunidade Krahô em contato com os Hôxwas. E por meio de estudos conheceu também os Llamichus. Ambos são cômicos rituais de comunidades indígenas, e que agora são o tema da sua exposição no Corredor Cultural da UFT.
A abertura da exposição de Ana Carolina terá uma roda de conversa com a artista e os estudantes Francisco de Holanda do curso de Licenciatura em Teatro e Giovana Kurovski, do curso de Filosofia, quando conversarão sobre a vivência na aldeia Krahô (Manoel Alves Pequeno) e mediação de cânticos indígenas e vissungos.

O Corredor Cultural
O Corredor Cultural é um programa de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que visa ocupar o espaço expositivo localizado no prédio da Reitoria da Universidade, bem como circular entre os Câmpus da UFT. O Programa, por meio de edital, seleciona propostas expositivas de obras de artes visuais, categoria que engloba as áreas de pintura, escultura, gravura, desenho, fotografia, instalação e outras técnicas. Visando divulgar e estimular a produção de artes, sensibilizando a comunidade para a fruição artística.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

33

PARABÉNS!
PARABÉNS!

22

BOM
BOM

26

AMEI!
AMEI!

19

KKKK
KKKK

34

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

27

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

19

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

UFT Cultura Palmas Tocantins Exposição Viver Apoio

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.

Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen

O diretor de Políticas e Projetos de Educação para o Sistema Prisional, Oseias Costa Rego, considera que esse tipo de parceria com os municípios é de suma importância.


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção


Tocantins

Repasse adicional de 1% do FPM entra nos cofres das prefeituras nesta sexta-feira, 07; ATM estima R$ 60 milhões distribuídos aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira