Tuesday, 24 de April de 2018

Tuesday, 24 de April de 2018

VIVER


Água

Palestra magna com ex-ministro da Agricultura aborda uso consciente da água

12 May 2017

Fernanda Veloso/Governo do Tocantins
 
Água, sustentabilidade da vida, esse é o tema da 17ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2017). O uso consciente desse bem tão necessário à vida humana também esteve presente na palestra realizada pelo presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho e ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, com o tema A água na agricultura. A palestra ocorreu na manhã desta quinta-feira, 11, no Auditório Institucional.

Alysson Paulinelli apresentou um panorama histórico da produção de alimentos no Brasil e dos momentos que contribuíram para que o país se tornasse o maior exportador de alimentos do mundo. O presidente destacou a importância da Embrapa para a mudança nesse cenário.
 
"A Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] foi o fruto de uma juventude entusiasmada e com sede de conhecimento que percebeu que se não avançássemos em pesquisas jamais seríamos suficientes", disse.
 
Para o presidente, o Brasil ainda trilha os primeiros passos de uma larga caminhada em direção ao conhecimento. "Somente o milagre do conhecimento é capaz de realizar mudanças decisivas na produção brasileira e só alcançamos bons resultados desenvolvendo agricultura de forma sustentável e fazendo a manutenção dos recursos naturais", concluiu.
 
O palestrante defendeu o curso livre das águas, afirmando que o Brasil tem a capacidade de irrigar 60 milhões de hectares sem que que haja necessidade de derrubar nenhuma árvore ou fazer o alagamento de nenhum terreno. "Todos os recursos naturais brutos precisam ser manejados adequadamente, água é vida. Precisamos desmistificar que, para produzir alimento, devemos devastar o meio ambiente. Hoje, agricultura e preservação andam de mãos dadas", finalizou.
 
Definindo o cenário tocantinense, Alysson Paulinelli, destacou que ficou emocionado com as condições encontradas no Estado, mas alertou para a necessidade de articulação dos produtores. "O Tocantins é uma caixa d"água que pode virar um lago assoreado ou um campo de produção, depende da articulação e da capacitação dos produtores", acrescentou.
 
A palestra foi prestigiada por diversas autoridades, como o governador Marcelo Miranda, o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Arnaldo Jardim; o secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Tocantins, Clemente Barros; e o chefe-geral da Embrapa, unidade em Palmas, Carlos Magno Campos da Rocha.
 
Assinatura de Termos

Durante a abertura da palestra, o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agricultura do Tocantins, Clemente Barros, assinou um Protocolo de Intenções com o Estado de São Paulo, com o intuito de celebrar futuras parcerias e o estabelecimento de uma colaboração institucional recíproca de natureza administrativa e técnica no âmbito de atuação dos dois Estados, com a finalidade de aprimorar e desenvolver o setor agropecuário.
 
Um Termo de Cooperação Técnica entre o Estado do Tocantins, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins e a Agência de Defesa Agropecuária, também foi formalizado. O termo tem como objeto de celebração o Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado do Tocantins (Pró-genética-Tocantins).

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

2

PARABÉNS!
PARABÉNS!

1

BOM
BOM

3

AMEI!
AMEI!

1

KKKK
KKKK

1

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

0

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

1

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições 2018

PT Nacional tira partido de Amastha e coliga com a senadora Kátia Abreu

Kátia Abreu e o PT do Tocantins chegaram a iniciar o diálogo, mas a parlamentar não aceitou a indicação do advogado Célio Moura ou da secretária-geral petista, Márcia Barbosa, para vice-governador na chapa.

Guaraná Antarctica

Guaraná Antarctica mostra em nova campanha o que é capaz de fazer pela Seleção Brasileira

O refrigerante mais brasileiro de todos suspende exportação para países adversários do Brasil até o final de julho. O que é original do Brasil, fica no Brasil, para fortalecer a nossa seleção


Saúde

Empenhados mais de R$ 1,7 milhão em emendas da saúde da deputada Dorinha

O Ministério da Saúde empenhou na última semana mais de R$ 1,7 milhão em emendas impositivas que foram destinadas pela deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) que beneficiam dez cidades tocantinenses


Meio Ambiente

Naturatins discute a redução de peixes nos rios tocantinenses e a construção de barragens

O professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o doutor Fernando Pelicice, discorreu sobre os Impactos da construção de barragens sobre a ectiofauna


Eleições 2018

Márlon Reis anuncia coronel Edvan como vice dizendo que são os únicos que podem fazer a mudança de verdade no Tocantins


Eleições 2018

PSDC do Tocantins se rebela, deixa base de Amastha e apoia Kátia Abreu


Panorama

TIM acelera a Transformação Digital em uma nova parceria com a Microsoft em Inteligência Artificial


Polícia Civil

Polícia Civil prende suspeito de estuprar e engravidar criança de 11 anos no Extremo Norte do Estado


Exames Médicos

Equipes de UTI de Palmas realizam exames médicos gratuitos em 1200 alunos da ETI Almirante Tamandaré


Apaes

Deputada Dorinha indica a Federação das Apaes do TO para o prêmio Brasil Mais Inclusão



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira