Tuesday, 17 de July de 2018

Tuesday, 17 de July de 2018

VIVER


Raiva

Parceria entre Adapec e pesquisador da UFG leva informação sobre controle da raiva humana e animal em aldeias Apinajé

07 Nov 2017

Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins, 07 de novembro de 2017
 
A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) em parceria com o pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG), Dr. Aires Manoel de Souza, promoverá nesta semana em escolas das aldeias indígenas da etnia Apinajé, no norte do estado, um ciclo de palestras sobre a raiva humana e animal. O objetivo desta etapa do projeto é capacitar cerca de mil estudantes dos ensinos fundamental e médio sobre a doença, para que estes sejam agentes multiplicadores da informação em suas aldeias.
 
Na manhã desta segunda-feira, o presidente da Adapec, Humberto Câmelo recebeu o pesquisador, que veio agradecer o apoio dado pela Agência ao projeto de controle da raiva, que está sendo desenvolvido nas aldeias Apinajés. "Esta parceria surgiu em 2004 quando elaboramos um projeto de pesquisa de educação sanitária para redução de risco da raiva humana e animal nas aldeias Apinajés do norte do Tocantins e a Adapec abraçou esta proposta e tem mostrado que possui uma equipe bem qualificada e comprometida com o controle desta zoonose", disse o professor.
 
O presidente da Adapec, Humberto Camelo ressaltou que o programa de controle da raiva dos herbívoros tem feito um trabalho de educação sanitária junto aos produtores rurais em diversas regiões do estado e que este trabalho nas aldeias indígenas é importante para o controle da doença. "O programa de controle da raiva tem atendido demandas em todo o estado, e esta semana estaremos nas aldeias indígenas da etnia Apinajé no norte do Tocantins promovendo palestras para estudantes, apoiando este projeto de pesquisa de redução de riscos da raiva em humanos e animais para aquele povo", destacou o presidente.
 
O responsável pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, José Emerson Cavalcante, explicou que a Adapec vem assessorando o projeto nas aldeias Apinajé, por meio de palestras, capturas de morcegos hematófagos e monitoramento de abrigos.
 
Projeto de pesquisa
 
O projeto de pesquisa desenvolvido pelo professor, tem como tema: "Educação em saúde como ferramenta para redução do risco da raiva humana e animal nas aldeias da etnia Apinajé, na região norte do estado". No ano de 2016 foram realizadas em parceria com a Adapec palestras sobre a raiva em 42 aldeias.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

8

PARABÉNS!
PARABÉNS!

10

BOM
BOM

8

AMEI!
AMEI!

8

KKKK
KKKK

10

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

7

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

6

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Emprego

Semana começa bem com a oferta de 84 vagas pelo Sine Palmas

Quem tiver interesse em concorrer a uma das vagas é preciso estar atento

Capital

Prefeitura substitui lâmpadas tradicionais por luminárias de LED

além da economia de quase 30% de energia, as luminárias de LED têm vida útil de dez anos e manutenção quase zero



Educação

Estudantes que participaram do Enem a partir da edição 2010 podem concorrer a vagas em cursos superiores pelo Fies e P-fies

Para se inscrever nas modalidades Fies e P-Fies, é necessário que o candidato possua renda familiar mensal bruta, por pessoa, até 3 (três) salários mínimos.


Política

Vereador Folha coloca seu nome à disposição do PSD e afirma que é pré-candidato

Presidente da Câmara de Palmas e vereador pelo terceiro mandato consecutivo, Folha esteve em sua cidade, Tocantinópolis, nos últimos dias, de onde voltou com a certeza de que disputará a vaga na Assembleia Legislativa.


Viver

Cine-Teatro do CEU oferece programação especial na temporada de férias inclusive com filme em Libras

Os filmes para a temporada de férias atendem em especial as crianças e jovens e, mesmo sem restrição de idade, recomenda-se que os menores de idade sejam acompanhados dos pais ou responsáveis.


ESTADO

Brigadistas municipais já estão aptos para combater queimadas nesta estiagem


ESTADO

Operação reúne entidades e promove fiscalização em bares de Dianópolis


ESTADO

Tocantins terá investimento de R$ 6,25 milhões para o segundo ciclo do Progestão


Viver

Colônia de Férias do SESI recebe mais de 230 crianças participantes na edição 2018 em Araguaína


ESTADO

Prefeita Cinthia dá posse a novo secretário da Casa Civil de Palmas


ESTADO

Balada Segura intensifica ações durante o Palmas Férias



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira