Tuesday, 24 de November de 2020

VIVER


Meio Ambiente

Parque do Cantão incentiva consumo consciente em oficina no Dia Nacional do Cerrado

13 Sep 2019
Parque do Cantão incentiva consumo consciente em oficina no Dia Nacional do Cerrado

Na tarde da última quarta-feira, 11, a equipe de Educação Ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) finalizou a oficina de Práticas Ecológicas ministrada nas dependências do Parque Estadual do Cantão (PEC). A capacitação tem o objetivo de incentivar a redução do descarte de materiais reaproveitáveis no lixo, com a produção de blocos de anotações e decoração de vidros, bem como a adoção do consumo consciente.

 

A educadora Ambiental do Naturatins, Maria Alice Reis, destacou que a oficina ensina técnicas de reaproveitamento de materiais que podem contribuir com a redução do descarte de materiais que ainda possuem utilidade no lixo. A educadora explica que o reaproveitamento e a reutilização desses materiais podem resultar em produtos decorativos, como os vidros que receberam aplicação de técnicas artesanais; ou ainda de utilidade diária, como os blocos de anotação personalizados para eventos e encontros de grupos.

 

Edna Mendonça, educadora Ambiental do Instituto, disse que a cada edição da oficina são apresentadas técnicas de reaproveitamento para diferentes materiais. Mas que a equipe sempre dedica atenção especial para os recipientes de vidro, por sua resistência na natureza. Edna Mendonça enfatizou que para alguns participantes da oficina, os produtos geram complemento de renda da família.

 

A diretora da Escola Municipal Aristeu Camargo do município de Caseara, Nilvanete Paiva, acredita que a oficina de reaproveitamento é muito importante para formação de multiplicadores, especialmente aos profissionais que atuam na educação, organizações não governamentais e instituições. Pois resulta na formação de propagadores de boas práticas ambientais, para a sociedade. Segundo a diretora, a questão do lixo é uma preocupação dos municípios turísticos e ela pretende compartilhar os conhecimentos da oficina com os 480 alunos da escola. No ponto de vista da educadora, com o envolvimento de pelo menos 10% desses alunos, a sensibilização para o processo erradicação do lixo na cidade pode alcançar o sucesso.

 

O gerente do PEC, Adailton Glória, considera importantes os conhecimentos oferecidos na oficina, pois os grupos escolares, religiosos e demais seguimentos, frequentadores do Parque, constantemente ornamentam eventos e organizam materiais para seus encontros. Para o gerente a adoção das técnicas apresentadas pode agregar evidência às ações desses grupos, tornando-os exemplo para o restante da sociedade, como organizações que incentivam o consumo consciente e a preservação de recursos naturais. Adailton Glória disse ainda, que parte da área do Parque do Cantão é composta pelo bioma Cerrado e seus recursos naturais devem ser preservados com uso sustentável da sua biodiversidade.

 

Márcio Messias de Paula, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Caseara, elogiou a iniciativa e destacou a importância dos conhecimentos oferecidos na oficina para as comunidades locais. Para Márcio de Paula as informações passadas na capacitação também oferecem alternativas de práticas ambientais para os trabalhadores e trabalhadoras rural da região.

 

A equipe de Educação Ambiental do Naturatins encerra a rodada de oficinas dedicadas a programação do Dia Nacional do Cerrado ao longo do dia, no Assentamento Onalício Barros em Caseara.

COMPARTILHE:


Confira também:




Segurança

Polícia Civil do Tocantins deflagra segunda fase da operação Rosetta contra membros de organização criminosa

Estão sendo cumpridos 22 mandados de prisão preventiva e 32 mandados de busca e apreensão em cidades do Tocantins, Rio Grande do Sul e São Paulo.


Visita

Governador em exercício recebe primeira militar do Tocantins a ser selecionada para Missão de Paz da ONU

Militar desde 2005, a capitã Louise destacou a importância do apoio que recebeu da PM


Saúde

Tocantins contabilizou 100 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 250.785 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 79.612 casos confirmados. Destes, 72.208 pacientes estão recuperados 6.256 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.148 pacientes foram a óbito.


Neste domingo

Tocantins contabilizou 98 novos casos confirmados da Covid-19, sendo 31 das últimas 24h


Eleições 2020

Diplomação dos eleitos no Tocantins será realizada por videoconferência


Coletivo N.S.L.O.

Acordes e talentos dos quatro cantos do Brasil dialogam com público em live musical


Tocantins

Fórum Estadual de Mudanças Climáticas reúne titulares por videoconferência em sua 12ª Reunião Ordinária


Assembleia

Eduardo do Dertins assume interinamente a Presidência da Aleto


Aleto

Elenil questiona portaria que torna obrigatória vistoria para 1º emplacamento de carro zero km no Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira