Saturday, 17 de February de 2018

Saturday, 17 de February de 2018

VIVER


PTPs

Perfuração de poços artesianos beneficia municípios tocantinenses

18 Oct 2017

Lidiane Moreira/Governo do Tocantins
 
Para solucionar o déficit no abastecimento de água nos municípios, o Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), tem investido na perfuração de Poços Tubulares Profundos (PTP´s). Só neste ano, foram perfurados 19 poços em nove municípios. Em média, o investimento em cada PTP é de cerca de R$ 120 mil, o que representa mais de R$ 2 milhões investidos até este mês.
 
O presidente da ATS, Eder Fernandes, destaca ainda os municípios que foram beneficiados, em 2015 e 2016, com a perfuração de PTP´s, são eles: Pium, Pugmil, Itapiratins, Chapada da Natividade, Presidente Kennedy, Conceição do Tocantins, São Valério, Santa Rosa e Silvanópolis. 
 
Municípios beneficiados
 
De janeiro a outubro deste ano, foram beneficiados o seguintes municípios. Conceição do Tocantins, quatro poços perfurados. Em Divinópolis, dois poços. Dois Irmãos, dois poços. Marianópolis, um poço. Couto Magalhães, dois poços. Itaporã, dois poços. Goianorte, dois poços. Presidente Kennedy, dois poços. Rio da Conceição, dois poços. 
 
De acordo com o presidente da ATS, Eder Fernandes, o cronograma de perfuração iniciou pelos municípios onde a captação superficial, como em rios e represas, não conseguia atender a demanda populacional.
 
"Alguns municípios sofrem há anos com a baixa produção de água, como é o caso de Divinópolis. Outros municípios como Santa Rosa, São Valério, Fátima e Jaú do Tocantins serão atendidos com a perfuração de mais PTP´s, por isso os trabalhos são realizados ininterruptamente para atender a todas estas demandas", garantiu Eder Fernandes.
 
Tânia Helena, geóloga da ATS, explica que a solução adotada é a perfuração, mas que em muitos casos, a baixa vazão impede que a quantidade de água seja suficiente para suprir a demanda, sobretudo no período de estiagem.
 
Em outros casos a alta concentração de elementos químicos impede o fornecimento de água, atendendo aos padrões de qualidade preconizados pelo Ministério da Saúde.
 
"Nem sempre, nos pontos locados, é possível encontrar água, como foi o caso de Goianorte e Divinópolis. Por isso, os tipos de formações geológicas nas quais a água subterrânea pode ser encontrada, constituem o objeto de pesquisas detalhado para a utilização eficaz dos recursos hídricos subterrâneos", explicou a geóloga.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

5

PARABÉNS!
PARABÉNS!

3

BOM
BOM

2

AMEI!
AMEI!

4

KKKK
KKKK

3

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

4

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

3

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Palmas

Prefeitura não cobrará mais taxa de revisão de IPTU

Zini reafirmou que a Prefeitura está à disposição dos contribuintes que observarem eventuais divergências de valores do imposto.

Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores

Prefeito da Capital reforça que gestão está aberta para atender a contribuintes que observarem eventuais distorções no valor venal do imóvel, base de cálculo do imposto


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7

Por Daniel Nascimento-e-Silva*


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas

O empresário Daniel Oliveira, um dos sócios do Wings, afirmou que o planejamento para a instalação do estabelecimento começou há um ano e meio e há oito meses começou a implantação


Tocantins

Projetos sociais desenvolvidos nas unidades prisionais do Tocantins transformam vidas de detentos


Palmas

Prefeita em exercício entrega chave da cidade para presidente do Comadec


Ataídes

Em reunião com trabalhadores rurais, Ataídes concluiu programação no Bico do Papagaio, nessa quinta


Brasil

Deputados do Tocantins são homenageados por vereadores de todo Brasil


Câmara

Líderes de Câmaras Municipais de todo o país são recebidos na Câmara de Palmas


Irrigação

O que é irrigação inteligente?



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira