Saturday, 17 de February de 2018

Saturday, 17 de February de 2018

VIVER


Compede

Pessoas com deficiência podem ser agentes transformadores da sociedade, diz defensor público-geral

19 Oct 2017

Cinthia Abreu

Os novos membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compede) de Palmas foram empossados em solenidade realizada na noite desta terça-feira, 17, no auditório da Faculdade Católica do Tocantins, na Capital. O defensor público-geral do Tocantins, Murilo da Costa Machado, participou da solenidade e discorreu sobre a importância da efetivação dos direitos das pessoas com deficiência. 
 
O Defensor Público compôs mesa na solenidade de posse dos novos membros do Conselho. "Quanto falamos de deficiência ainda há muitas dificuldades neste universo. Mas o estatuto da pessoa com deficiência veio justamente para imprimir um novo paradigma legal no Brasil, que valoriza justamente que essas pessoas possam ser agentes transformadores não só de si, mas também da própria sociedade. E todos nós somos filhos de uma geração que, durante muitos anos, virou as costas para esse problema. Está mais do que passada a hora de revermos esse preconceito e trilharmos esse novo caminho para que essas pessoas garantam o seu direito", defendeu Murilo da Costa Machado.

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) esteve representada no evento também com a presença da defensora pública Luciana Costa, coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH). Na ocasião, a Defensora Pública falou sobre a atuação do NDDH na defesa das pessoas com deficiência e colocou o Núcleo à disposição.

Debates e experiências

A programação contou, ainda, com uma mesa-redonda sobre "As políticas públicas para a pessoa com deficiência: a política de todos nós".  O defensor público-geral abriu os debates falando sobre "famílias de pessoas com deficiência e suas superações", oportunidade em que contou um pouco sua experiência familiar, sua convivência com tios portadores de microcefalia e, por último, sua recente experiência com o diagnóstico precoce de sua filha Esther, portadora de hidrocefalia. "Os médicos nos deram poucas perspectivas com relação ao nascimento de Esther, contudo jamais abaixei a cabeça e deixei de lutar por uma vida mais digna para minha filha."

Além do defensor público-geral, participaram da mesa-redonda: o secretário municipal de Saúde, Nésio Fernandes; o vereador de Palmas Thiago Andrino; e a professora do curso de Arquitetura da Católica do Tocantins Ludmila Furtado. 
 
Conselho

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência é ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) de Palmas e tem função consultiva e deliberativa, atuando como agente fiscalizador e estimulador de políticas em prol do segmento, conforme explicou o superintendente municipal de Promoção das Políticas Públicas aos Direitos Humanos, João Paulo Procópio Vieira Silva.

Formado por representantes de entidades civis representativas da Pessoa com Deficiência, de entidades civis relacionadas à defesa dos direitos humanos, vinculadas à causa das Pessoas com Deficiência (PCD) ou de instituições que desenvolvam projetos com a temática, a nova formação do Conselho está eleita para atuar no biênio 2017-2019.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

1

PARABÉNS!
PARABÉNS!

0

BOM
BOM

1

AMEI!
AMEI!

1

KKKK
KKKK

1

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

2

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

0

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Palmas

Prefeitura não cobrará mais taxa de revisão de IPTU

Zini reafirmou que a Prefeitura está à disposição dos contribuintes que observarem eventuais divergências de valores do imposto.

Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores

Prefeito da Capital reforça que gestão está aberta para atender a contribuintes que observarem eventuais distorções no valor venal do imóvel, base de cálculo do imposto


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7

Por Daniel Nascimento-e-Silva*


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas

O empresário Daniel Oliveira, um dos sócios do Wings, afirmou que o planejamento para a instalação do estabelecimento começou há um ano e meio e há oito meses começou a implantação


Tocantins

Projetos sociais desenvolvidos nas unidades prisionais do Tocantins transformam vidas de detentos


Palmas

Prefeita em exercício entrega chave da cidade para presidente do Comadec


Ataídes

Em reunião com trabalhadores rurais, Ataídes concluiu programação no Bico do Papagaio, nessa quinta


Brasil

Deputados do Tocantins são homenageados por vereadores de todo Brasil


Câmara

Líderes de Câmaras Municipais de todo o país são recebidos na Câmara de Palmas


Irrigação

O que é irrigação inteligente?



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira