Saturday, 16 de November de 2019

VIVER


Região Central

Prefeitura divulga balanço econômico do 1º Festival Gastronômico de Miracema

15 Oct 2019    17:18    alterado em 15/10 às 17:18
Prefeitura divulga balanço econômico do 1º Festival Gastronômico de Miracema

 O 1º Festival Gastronômico de Miracema, o Gastromira, sucesso de público e crítica, mostrou que tem potencial para ser mais um evento tradicional do município, uma festa democrática, acessível e capaz de atender a vários públicos.

Segundo dados da Polícia Militar, emitidos nessa segunda-feira, 14, o público estimado foi de 10 mil pessoas durante os 3 dias de festival e, felizmente, nenhuma ocorrência foi registrada. O número é o dobro do que a gestão esperava. 

A iniciativa da Prefeitura contou com a parceria do Sebrae e priorizou os fornecedores da cidade, para que, em todas as etapas do processo, fosse possível movimentar a economia local. Como por exemplo no aluguel de mesas, cadeiras, na compra dos insumos da cozinha show, dos estandes, carro de som, enfim todos ao materiais e serviços que a cidade conseguisse oferecer, exceto na estruturação de palco, estandes e identidade visual, licitados pelo Sebrae, respeitando o convênio firmado entre as partes. Importante ressaltar que os participantes aprovados na degustação tiveram que pagar apenas a taxa de inscrição, no valor de R$ 30,00, mais um incentivo dado pela Prefeitura.

Segundo Robson Correa, que ficou em terceiro lugar na categoria lanche salgado com o delicioso Pastel Caipira do Cerrado, recheado com galinha caipira e creme de pequi, os participantes estão satisfeitos com a organização e com as vendas obtidas no 1º festival. “Já participei de outros festivais e confesso estar positivamente surpreso com o de Miracema, superou as minhas expectativas. Vendi 950 pastéis, fora a bebida. Com certeza valeu o investimento e, no ano que vem, vou me inscrever novamente”, afirmou.

“Estamos felizes com o resultado da 1ª edição do Festival, o evento superou as nossas expectativas e cumpriu com o objetivo da gestão que é fomentar a economia da cidade, dando oportunidades às pessoas dispostas a trabalhar para o aumento da sua renda. Estou confiante de que estamos no caminho certo para transformar Miracema em um polo da indústria do Turismo,”, frisou o prefeito Saulo Milhomem, que ainda agradeceu aos vereadores, Branquinho do Araras, Cirilo Douglas, Pedro da Farmácia, Adilson do Correntinho e ao Irmão Didan por todo o apoio dado a gestão.

Transporte

A Prefeitura credenciou 50 moto-taxistas e 24 taxistas e segundo Josivaldo Alves de Sousa, integrante de Associações de Moto-taxistas de Miracema, suas corridas aumentaram em 80% durante os três dias de festival, quase se igualando ao número registrado em um mês de trabalho. “Estamos muito satisfeitos com o Gastromira, foi excelente poder contar com mais um evento que nos dá a oportunidade de aumentar a nossa renda, a Associação está satisfeita com esta ação da prefeitura e que venham as outras edições”, ressaltou.

Rede Hoteleira

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, em 10 estabelecimentos, incluindo hotéis, pousadas e dormitórios, com cerca de 320 leitos, a média de ocupação foi de 86.25%, o que evidencia o quanto o evento movimentou os negócios da cidade.

Pesquisa de Satisfação

Em pesquisa de satisfação criada pelo Governo do Estado e aplicada pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Miracema (Aciam), durante três dias de evento, entrevistou 100 pessoas, e foi possível verificar os pontos fortes e o que é preciso melhorar, mas que de maneira geral traduz o sucesso do 1º Gastromira.

COMPARTILHE:


Confira também:


Atenção

Energisa reforça orientações de segurança em caso de temporais

Em 50 dias, mais de 400 postes foram derrubados por eventos climáticos severos no Tocantins

Serviço

Governo, por meio do Sine, orienta trabalhadores para habilitar a Carteira de Trabalho Digital

Para acessar a Carteira de Trabalho Digital é necessário obter a senha de acesso no Acesso.gov.br. Para aqueles que não possuem a senha, poderão adquiri-la através do Aplicativo da CTPS Digital, ou clicando no link a seguir Acesso.gov.br




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira