Sunday, 25 de October de 2020

VIVER


Cultura

Profissionais das artes cênicas do Tocantins solicitam apoio de órgãos públicos estaduais e municipais

28 Mar 2020
Profissionais das artes cênicas do Tocantins solicitam apoio de órgãos públicos estaduais e municipais

As medidas para restringir o contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19) atingiram fortemente o setor cultural, especialmente atividades como o circo, teatro, stand up comedy e dança, que tiveram espetáculos, atividades de ensino, turnês e até festivais cancelados, em razão das aglomerações que provocam as produções. Apesar de entender e concordar com a necessidade da restrição em tempos de pandemia, os atores, bailarinos, artistas de circo e outras profissões e atividades, diretas e indiretas, necessitam de apoio de toda a sociedade, pois muitos já passam por uma série de dificuldades financeiras.

 

Diante disso, a Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac) oficiou órgãos de poderes executivos estaduais e municipais com a solicitação de ações efetivas de apoio aos artistas regionais. De acordo com o presidente da Federação, o ator e diretor Kaká Nogueira, o objetivo é de garantir providências efetivas e urgentes quanto ao enfrentamento da situação do efeito econômico-cultural da pandemia do Covid-19 em relação à cultura no Tocantins. “O isolamento social imposto, necessário para o controle da pandemia, causa neste momento cancelamentos de muitas atividades que geravam renda, colocando vários destes profissionais que vivem exclusivamente de sua arte em situação de extrema vulnerabilidade”, aponta.

 

A Federação solicita adequações de políticas públicas para a cultura, assim como tem sido executado em outros estados e municípios brasileiros, que estão abrindo editais e outras ações de fomento e apoio aos artistas locais. “Esperamos com urgência estas mesmas iniciativas dos principais órgãos de apoios e promoção da cultura dos Governos Municipais e Estadual do Tocantins”, anseia o presidente da Fetac. O presidente da Federação destaca ainda que esses profissionais geralmente não ganham salário fixo, nem têm carteira assinada. “Em condições normais, são profissionais que já estão sujeitos a uma vida de imprevisibilidades. Ficar sem trabalhar por longos períodos pode ser financeiramente devastador”, complementa.

 

O Ofício foi encaminhado na quarta-feira, 25, e é direcionado à Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura de Economia Criativa (Adetuc), Fundação Cultural de Palmas (FCP), Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Araguaína (Seduc), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Gurupi (Secult) e outros órgãos de gestão cultural de municípios do Tocantins.

 

Fetac

A Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac) é composta, atualmente, por mais de 200 profissionais das áreas de teatro, dança, stand up comedy e circo no Tocantins (grupos, companhias, coletivos, artistas individuais, técnicos e criadores profissionais da cena), representantes de cerca de 20 grupos de Palmas, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional. A formação se deu por uma necessidade da criação de uma instituição que represente as artes cênicas no Tocantins, do fortalecimento da cadeia produtiva local e busca por representatividade estadual do segmento.

 

A Diretoria Executiva da Fetac é composta pelo ator Kaká Nogueira (presidente), a bailarina Renata Souza (vice-presidente), a atriz Bell Gama (secretária), o ator George Henrique Silva (diretor regional Norte), o ator Fernando França (diretor regional Sul), o ator Lucas Justino (diretor regional Centro), o ator e produtor Nival Correia (diretor de projetos) e a jornalista e atriz Cinthia Abreu (diretora de comunicação). O Conselho Fiscal da Fetac é composto pelo ator Guilherme Vieira  (Norte), pela artista circense Marcela Pultrini (Central) e o artista circense Vinícius Martins (Sul).

COMPARTILHE:


Confira também:


COVID-19

Tocantins contabiliza 236 novos casos confirmados da Covid-19, sendo 82 das últimas 24h

Dos 236 novos casos 84 foram detectados por RT-PCR, 24 com sorologia e 128 através testes rápidos.

TRE

Cidadania: cartilhas bilíngues chegam aos povos indígenas da Ilha do Bananal

A equipe da Justiça Eleitoral segue com as entregas até esta sexta-feira (23/10) visitando as aldeias Macaúba, São João Fontoura e Santa Izabel


Eleições 2020

Cinthia diz que aumentará investimentos para a juventude com o projeto Qualifica PMW

Para impulsionar a economia pós-pandemia, Cinthia afirmou que irá criar um mecanismo legal para conceder benefício fiscal de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) e de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)


Portaria

Tocantins fixa início da Piracema para o próximo dia 1º de novembro

A Portaria do Naturatins traz as proibições e as exceções, para a prática da pesca no Estado durante o período de defeso


Palmas

Alan Barbiero comemora aniversário de 20 anos da lei que criou a UFT


Ocorrência

Em Palmas, homem suspeito de repassar moeda falsa é detido pela Polícia Civil


Unirg

Governo do Estado integra programação da 6ª Semana de Ciência e Tecnologia de Gurupi


Eleições 2020

Cinthia publica edital de licitação para a Feira da Promessa, em Taquaralto; investimento de R$ 1,7 milhão


Covid-19

Programa de atendimento psicológico e social remoto da Segurança Pública realiza mais de 300 atendimentos


Eleições 2020

Subprefeito de Luzimangues será morador do distrito, garante Otoniel



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira