Saturday, 20 de July de 2019

VIVER


Palmas

Profissionais e acadêmicos debatem o papel do arquiteto como agente de transformação

19 Jun 2019    15:06

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO), em parceria com o Núcleo Tocantinense de Decoração (NTD) e com apoio do Sebrae Tocantins, realiza a roda de conversa: A imagem do arquiteto na sociedade e seu papel como agente de transformação.

Sendo o primeiro de uma série intitulada “Café & Arquitetura”, o evento tem como objetivo apresentar aos participantes uma reflexão sobre como o arquiteto pode estar mais próximo da sociedade, interferindo no planejamento e melhoria dos espaços públicos e privados, e como democratizar o seu trabalho.

Para trazer temas que despertem o questionamento e a reflexão acerca da profissão, o debate contará com a presença dos arquitetos Thaysy Jokastha, Regina Cavalcante, Lúcio Milhomem, e Fernanda Brito, que fará a mediação.

A roda de conversa será realizada no dia 25 de junho, às 19h, no auditório do Sebrae. As inscrições devem ser feitas pelo link: https://bit.ly/2WPOUDX. A entrada é 1kg de alimento não perecível e será emitido certificado de 3h para os participantes. .

Perfis

Fernanda Bandeira é arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do Tocantins, mestre e doutoranda pela FEC-UNICAMP. É professora universitária na Católica do Tocantins. Áreas de interesse: processo de projeto em arquitetura, ciclo de vida da edificação e tecnologias construtivas (materiais sustentáveis).

Lúcio Milhomem é arquiteto e urbanista, formado pela Fundação Universidade do Tocantins (2001) e mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (2012). Participou do processo de elaboração do Plano Diretor Participativo de Palmas (2007) e da sua revisão (2017). Como arquiteto e urbanista autônomo, participou da elaboração de planos setoriais, projetos habitacionais, urbanísticos e de regularização fundiária para diversas cidades. Conselheiro do CAU-TO (2018-2020).

Thaisy Jokastha é arquiteta e urbanista, graduada pela Universidade Federal do Tocantins (2012). Pós-graduanda em Design de Interiores pelo IPOG-Palmas. Atuou como Diretora de Habitação na Prefeitura Municipal de Guaraí (Maio/2015 à Dezembro/ 2016), e foi vice-presidente do Conselho Municipal de Habitação e integrante da equipe técnica no processo da elaboração do Plano Diretor de Guaraí. Conselheira suplente do CAU-TO (2018-2020).

Regina Cavalcante possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Cesmac (2009). Atualmente trabalha na área de ambientação e construção civil. É mestra pela UFAL em Dinâmicas do Espaço Habitado (2013). Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do ITPAC Porto. Professora substituta da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no curso de Engenharia Civil.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira