Wednesday, 21 de August de 2019

VIVER


Ulbra

Psicologia do Ceulp aborda a busca feminina pelo corpo sarado

24 May 2019    16:12    alterado em 29/05 às 16:12
Psicologia do Ceulp aborda a busca feminina pelo corpo sarado

Por Alessandra Soares - do (En)Cena

Como parte da programação do CAOS 2019, ocorreu na tarde desta quinta-feira (23), na sala 223 do Ceulp/Ulbra, as sessões técnicas do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – Caos. O trabalho apresentado por Tainá Bernardes, psicóloga formada pelo Ceulp/Ulbra, teve como tema “A busca feminina pelo corpo sarado” e teve como orientadores a professora Doutora Irenides Teixeira, Fabiano Fagundes e Pierre Brandão.

Em sua pesquisa, a psicóloga fez ricas pontuações sobre corpo, meio social e como a interação desses dois aspectos estão relacionados. Tainá ressaltou que a mídia tem uma função muito parecida com a de um espelho, pois reflete a educação cultural e social dos indivíduos.

Com a autorização das donas, a Psicóloga analisou dois perfis do Instagram, com as seguintes características: duas mulheres, fisiculturistas, que concorriam na mesma modalidade. A partir dessa análise, ela percebeu que o corpo vem sofrendo  uma objetificação que se torna digna de investimento pessoal. Esses aspectos estão envoltos pela a era do consumismo e das influências midiáticas.

Para finalizar, ela trouxe a conceituação de Guy Debord sobre a sociedade do espetáculo, essa exposição midiática utiliza a representação como instrumento de manipulação dos sujeitos. Portanto, o corpo volta a ser cultuado e exposto nas mídias a partir das referências e significações subjetivas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Justiça

União pode bloquear repasses voluntários a estados, decide STF

A possibilidade do bloqueio está prevista no artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), cuja validade é julgada nesta quarta-feira pelo plenário do Supremo.

Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa

Deflagrada no último dia 15, a Operação Medusa visa combater ataques criminosos ocorridos em 2018 a mando de facção criminosa de renome nacional.


Saúde

Pacientes do Tocantins correm o risco de ficar sem diálise

Instituto de Doenças Renais não recebe repasses desde abril. 140 pacientes serão prejudicados pela ausência de recursos para oferecer o tratamento adequado


Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira