Thursday, 20 de February de 2020

VIVER


HGP

Sr Gentileza ministra palestra no HGP e Dona Regina sobre Gentileza no Trabalho

07 Feb 2020
Ellayne Czuryto Sr Gentileza ministra palestra no HGP e Dona Regina sobre Gentileza no Trabalho

Com o tema Gentileza no Trabalho, os servidores do Hospital Geral de Palmas (HGP) e do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), puderam participar nesta semana de palestra com o Sr Gentileza, escritor e fundador do projeto social Pontinho de Luz, indicado duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz em 2018 e 2019. Luiz Gabriel Tiago está no Tocantins trazendo palestras para profissionais da Saúde sobre gentileza no trabalho, cultura da paz e ações sociais de combate à fome.

 

Durante suas palestras, Luiz Gabriel Tiago conta sua história de vida desde o seu primeiro emprego até a fundação do projeto Pontinho de Luz, sua empresa social que está transformando vidas no Brasil e em países da América do Sul e da Europa, e claro, a importância da gentileza nesse processo. “É preciso despertar a gentileza nas pessoas e, para isso, é preciso reaprender a olhar o outro. Só faz sentido se você sente, se mexe contigo, se dói. Acessando o que o outro tem de melhor e de pior, ressignificamos a nossa existência.”

Ele explica ainda que antes do Projeto Pontinho de Luz, ele fazia pesquisas que resultaram no conteúdo do programa “Treinamento Gentileza” e ministrava palestras, mas sentiu a necessidade de fazer algo mais prático para interferir na realidade. As pesquisas resultaram no livro “Gentileza no Trabalho”, publicado em 2009.

Segundo o diretor administrativo do HGP, João Carlos Medeiros, a palestra do Sr Gentileza, Luiz Gabriel, contou com o apoio do neurocirurgião do HGP, Marcio Figueiredo, que viu a necessidade de tratar o tema “Gentileza no trabalho e nas relações”, também na unidade. “É importante abordarmos esse assunto quando se trata de um Hospital com mais de 2500 servidores e colaboradores, pois fortalece o relacionamento entre os profissionais e contribui com a melhoria dos processos de trabalho.”

 

A responsável pelo setor de Humanização do HGP, Goiamara Borges, participou da palestra e falou da importância desse momento de reflexão. “No nosso trabalho nós temos que procurar ter relações mais harmoniosas e menos conflituosas, como ele mesmo falou gentileza gera gentileza. Tivemos também a oportunidade de conhecer o trabalho dele no projeto, que é muito importante. Fiquei muito feliz de poder assistir palestras como essa no ambiente de trabalho.”

 

Em sua conta nas redes sociais, Sr. Gentileza afirmou logo após sua palestra no Dona Regina que o Programa “aperfeiçoa as relações humanas, proporciona leveza no dia a dia e amplia a visão sobre o outro, além de estabelecer uma Cultura de Paz na comunidade onde está inserida”.

 

Pontinho de Luz

O Pontinho de Luz foi fundado em julho de 2015 para promover ações de gentileza em busca de minimizar os impactos da desigualdade social. O primeiro grupo de assistência aos necessitados surgiu na cidade de Niterói/RJ e alcançou maiores proporções com o passar do tempo, conforme a participação crescente dos voluntários. Desde sua criação, o Pontinho de Luz entregou mais de 500 toneladas em alimento, água potável, roupas, fralda infantil e geriátrica, brinquedos, remédio e, claro, generosidade, em regiões de alta vulnerabilidade social. A rede de solidariedade, capitaneada por Luiz Gabriel, já conta com mais de 35 mil pessoas espalhados pelo Brasil, Paraguai, Uruguai, Espanha, Irlanda e Argentina.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Feriados de 2020 podem causar prejuízo de mais de R$150 milhões no comércio do Tocantins

Em 2019, os prejuízos oriundos dos feriados nacionais ficaram em R$ 134,7 milhões no Tocantins.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira