Friday, 23 de August de 2019

VIVER


Artes plásticas

Tocantins, o paraíso das cores vibrantes

17 Dec 2008

Há quem diga que mesmo após a exposição de Anita Malfatti na Semana de Arte Moderna de 1922, não houve quem acreditasse tanto na ousadia das cores. Mas a era modernista vivida pela artista plástica Nonata Moraes, transporta - em tela – a essência e o universo fascinante do Estado do Tocantins, com suas cores vibrantes. Pinceladas densas e “sem a preocupação” de equilíbrio semiótico permeiam o trabalho da artista, que rompe o objetivo simétrico das formas e se entrega ao eufemismo da história do Estado.

“Nas minhas telas eu busco paz. Essa paz eu busco na música, nas coisas boas da vida, e nas minhas viagens pelo interior do Estado”, explica a artista. Nonata diz apostar na criatividade e no desequilíbrio moderado das situações. A tela Festa no Jalapão, por exemplo, é uma das obras que a artista ousa na figuração de personagens - brincando nas dunas íngremes da região. A obra Os Mascarados de Taguatinga expõe a cultura regional da cidade com riqueza de detalhes e cores intensas.

Longe de princípios estéticos e conservadores, Nonata procura em suas obras, um equilíbrio psicológico, “mesmo que isso não signifique harmonia nas cores e combinação estética”. Para ela, a arte deve ser despolarizada e aberta a modificações culturais constantes. “Existem múltiplas interpretações para essas obras. Todo mundo tem o direito de interpretá-las como quiser. A arte é livre”, defende, e acrescenta: “Eu acredito nas cores e no efeito que elas produzem”.

 

A artista

Nonata é formada em Assistência Social e autodidata em pintura há quatro anos. Nesse tempo, pincelou cerca de 30 telas e hoje diz apostar na carreira. A artista está ansiosa em apresentar suas obras a um curador em São Paulo, para que este certifique sua exposição na capital tocantinense em 2009. Os interessados em manter contato com a artista, o telefone é: 63 9994-9228.

COMPARTILHE:


Confira também:


Fogo na Amazônia

Presidente autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

O governo não informou o número de militares que poderão ser empregados nas ações de combate aos incêndios.

Criação de Tilápias

Governador participa de lançamento do projeto de criação de tilápias em tanques rede

No local, serão instalados 25 tanques rede (tamanho 4x4x4) com material de alumínio e telhas de aço inox. Serão colocados entre 2.500 e 3.000 alevinos (designação dada aos peixes recém-saídos do ovo e que já reabsorveram o saco vitelino) em cada tanque.



Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história

O novo fluxo e o planejamento estratégico na realização das cirurgias ortopédicas são resultado do comprometimento da atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que está regularizando e aumentando os estoques de medicamentos, materiais e insumos


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos

Além do ex-governador Siqueira Campos, o evento contou com a presença de políticos e autoridades de Gurupi e região.


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves

São aguardadas para o evento cerca de 700 pessoas, entre produtores, técnicos, alunos de escolas agrícolas do Tocantins e estados vizinhos.


Projeto Orelhinha

Tocantins recebe, pela segunda vez, projeto que resgata autoestima de jovens


Operação Forâneo

Polícia Civil realiza “Operação Forâneo” em Lagoa da Confusão e desarticula associação criminosa por tráfico interestadual de drogas


Audiência

Delegados de Polícia Civil do Tocantins tem audiência Pública com o Ministro Sérgio Moro


Saúde

Cirurgia bariátrica: mudanças do físico ao emocional


Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa


Saúde

Pacientes do Tocantins correm o risco de ficar sem diálise



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira