Monday, 22 de July de 2019

VIVER


Panorama

Turismo ecológico e as potencialidades de Pedro Afonso

22 Apr 2019    21:52    alterado em 22/04 às 21:52
Turismo ecológico e as potencialidades de Pedro Afonso

Por Rafael Rápres
Redes sociais: @rapres
Telefone: +55(63) 9 8117-1300

O turismo em terras tupiniquins é substancialmente colaborativo, já que competitivamente o aspecto comercial ainda deixa a desejar. Principalmente pelos custos e burocracia que envolve os trabalhos na área.

Contudo os brasileiros entram no ramo, para espelhar as capacidades e potenciais de suas regiões, principalmente com a ajuda de plataformas digitais (Youtube, Instagram e Facebook), que ajudam a mudar o panorama local, além de interferir positivamente na vida dos trabalhadores envolvidos com o turismo.

E seguindo esta prerrogativa o estado de Tocantins entra na mira do turismo ecológico, e com a exponencial colaboração das redes sociais, faz do estado mais novo do Brasil, um dos portais para a Amazônia e principalmente para o bioma Cerrado, que é predominante na região.

Assim como a internet, grandes produções televisivas colocaram o estado de Tocantins na mira global do turismo, e este ano  a história se repete  com feedback positivo do verão passado. 

Nesta série de reportagens vamos abordar o tema com grande visibilidade para os meses de Junho a Setembro, as praias de água doce.  Assim iniciamos com a cidade de Pedro Afonso.

Estado: Tocantins
Cidade: Pedro Afonso
Distância aproximada capital Palmas: 175 KM (Quilômetros)
Aeroporto comercial próximo: Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues (PMW)
Habitantes segundo o censo IBGE: 13.380 pessoas  (2018)


Suas atrações turísticas para o mês de julho, e a Exposição Agropecuária e principalmente a  “Praia da ilha”, uma formação que fica exposta no período de baixa do rio Tocantins, com areias brancas e água transparente o local oferece ambiente ideal para esportes aquáticos. O acesso para praia no “verão Tocantinense” é por meio de uma grande passarela, que tem uma escadaria direto para a praia.

Por sua formação atípica das demais praias situadas no rio Tocantins, a cidade de Pedro Afonso recebe milhares de turistas, lotando a capacidade de suas pousadas e movimentando a vida simples dos habitantes locais.

Nesta estação o poder público através de homologação, autoriza a utilização do local para produção de barracas e infraestrutura temporária a beira da praia, como restaurantes, tendas e banheiros químicos.

Nos meses de alta temporada acontecem atividades esportivas, como campeonatos e vôlei de praia e futebol de areia, além de festivais e shows com artistas regionais e nacionais. Os residentes aproveitam a oportunidade para vender a culinária local e em consequência ampliar suas rendas.
Este ano a prefeitura promete muitas surpresas e atrações importantes para os visitantes, oferecendo novas experiências e ampliando a margem do turismo regional.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira