Palmas, 18/08/2017

Geral

Agrotins

Adapec garante sanidade de animais expostos na Agrotins

  • A Agência faz o controle da entrada e saída desses animais com emissão e conferencia de Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para o transporte, e de exames obrigatórios

Delfino Miranda

Adapec garante sanidade de animais expostos na Agrotins



A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realiza na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) um trabalho de monitoramento sanitário dos animais que estão em exposição na feira. A Agência faz o controle da entrada e saída desses animais com emissão e conferencia de Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para o transporte, e de exames obrigatórios. 
 
De acordo o fiscal de defesa agropecuária da Adapec, Júnior de Sousa Silva, a preocupação é garantir a sanidade dos rebanhos que estão expostos na feira. "Contamos com duas bases na feira, sendo uma barreira volante na entrada e mais um escritório para emissão de GTA," disse o fiscal. 
 
O exames exigidos para os equídeos são para a Anemia Infecciosa Equina, Mormo e Influenza Equina. Para os bovinos, além da GTA, a comprovação de vacina contra aftosa e exames de brucelose e tuberculose; para ovinos e caprinos, GTA e atestado de sanidade de doenças como poliartrite infecciosa e linfadenite. 
 
"Até o momento, registramos 32 entradas de rebanho na feira, e este controle que fazemos é uma forma de garantir aos produtores rurais que os animais adquiridos na feira não oferecem riscos sanitários para seus rebanhos", disse o fiscal de defesa agropecuária, Gentil Coelho de Souza, que junto com o outro fiscal, Georthon Nunes Silveira, estão na barreira volante controlando a movimentação dos animais. 
 
O produtor rural Julio Cesar Monteiro comprou ovinos na feira e esteve no escritório local da Adapec para emitir a GTA. Ele ressaltou a importância do trabalho da Adapec, para o produtor que está comprando animais dentro dos parâmetros sanitários. Também foram realizadas nesta quinta-feira, 05, na Escolinha da Adapec, palestras para estudantes da rede pública estadual sobre o "Uso Correto e Seguro no uso de Agrotóxicos"; "Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) ou doença da vaca louca", "Brucelose e Tuberculose" e o "Projeto Inspetor Júnior".


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus