Palmas, 22/11/2017

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Ganhar peso e fazer dieta pode ser ciclo vicioso, alertam médicos

  • Especialistas esclarecem sobre benef√≠cios e riscos de algumas dietas da moda


A busca por regimes milagrosos cresceu na mesma proporção que o excesso de peso na população, e ambos são ocasionados por uma mudança nos hábitos alimentares. Mas é preciso ter cuidado com o ciclo vicioso entre ganhar peso e fazer dieta, como alerta o médico nutrólogo e presidente da ABRAN, Dr. Durval Ribas Filho. "Quando alguém inicia alguma forma de restrição alimentar e não perde peso com a rapidez imaginada, entra em uma fase de frustração. O desejo do alimento proibido aflora, a pessoa come mais, exagera e se sente culpada. Com isso, fica insatisfeita com o seu corpo e entra no ciclo de uma nova dieta ou restrição alimentar", explica o médico.

Por isso, o correto é buscar orientação médica antes de seguir qualquer dieta alimentar. Com o intuito de orientar seus pacientes, três médicas nutrólogas da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) analisaram algumas dietas da moda e seus impactos na vida de pacientes. Confira:

Dieta SIRT

De acordo com a Dra. Isolda Prado, essa é a dieta "para quem quer emagrecer e ficar jovem". Ela inclui alguns alimentos específicos, ricos em polifenóis, como uvas, trigo sarraceno, café e chá verde, por exemplo, que, quando associados a um planejamento alimentar hipocalórico, ativam enzimas sirtuínas, que são responsáveis pela longevidade celular e pelo aumento do metabolismo corporal. "A dieta é indicada a quem deseja incluir grande parte destes alimentos no dia-a-dia e fazer uma redução na ingestão calórica para o emagrecimento", diz.

Baseado em estudos, ficou comprovado que o jejum e as dietas hipocalóricas liberam as sirtuínas, que favorecem o antienvelhecimento, e fazem com que se perca peso rapidamente, além de melhorar a qualidade da pele. Contudo, polifenóis como o resveratrol, presente no vinho tinto, também promovem a liberação das sirtuínas.

"√Č importante ressaltar que, apesar de inserir os mesmos alimentos, a dieta se comporta de forma diferente em cada indiv√≠duo e, por mais que a pessoa perca peso, ela n√£o promove uma reeduca√ß√£o alimentar, fundamental em longo prazo", afirma a m√©dica nutr√≥loga.

Dieta Low Carb

A Dra. Simone Miranda comenta que a premissa da Low Carb √© reduzir a ingest√£o de carboidratos, o que diminui a insulinemia (necessidade de insulina), e consequentemente a fome. Existem v√°rias vers√Ķes dessa dieta, mas a mais famosa √© a dieta de Atkins ‚Äď na qual existe um elevado consumo de alimentos proteicos. Ela √© indicada para emagrecimento, controle de crises refrat√°rias de epilepsia (cetog√™nica), e melhora do perfil de resist√™ncia insul√≠nica (diabetes tipo 2, pr√©-diabetes, s√≠ndrome metab√≥lica). Uma pesquisa publicada na revista acad√™mica Nutrients, da Su√≠√ßa, em agosto de 2017, analisou mais de 20 dietas da moda e comprovou que a de Atkins foi a melhor para perda de peso em curto prazo (6 meses) e em longo prazo (12 meses). No mais, deve ser evitada por quem tem diabetes tipo 1; hipoglicemia; mulheres gr√°vidas; e pessoas com compuls√£o alimentar.

Mindfulness Eating

"Temos que entender que mindfulness n√£o √© dieta ou restri√ß√£o alimentar, mas sim um programa", diz a m√©dica nutr√≥loga Dra. N√°dia Juliana Beraldo Goulart Borges. Segundo ela, foca na aten√ß√£o plena no momento presente, de maneira intencional e sem julgamento ‚Äď a pessoa precisa fazer uma autoanalise, quais s√£o os sentimentos no momento, os fatores externos no momento da alimenta√ß√£o (barulho, pessoas etc), e com quem est√° fazendo a refei√ß√£o.

√Č uma abordagem relativamente recente, por isso, n√£o possui contraindica√ß√Ķes evidentes.

Existem alguns princípios básicos no mindful eating:

1 ‚Äď Permitir a si mesmo estar consciente das oportunidades atrav√©s da sele√ß√£o e prepara√ß√£o dos alimentos;
2 ‚Äď Usar todos os sentidos na escolha do que comer para que seja gratificante e nutritivo para o seu corpo;
3 ‚Äď Reconhecer respostas dos alimentos sem julgamento;
4 ‚Äď Se tornar consciente de sua fome e sua saciedade para guiar as decis√Ķes de comer e parar;
5 ‚Äď Fazer as refei√ß√Ķes com calma para que o ato de comer n√£o seja automatizado e guiado por influ√™ncia ambiental.

Por isso, Dra. N√°dia recomenda que se coma sem pressa, beba muita √°gua, fa√ßa exerc√≠cios e, acima de tudo, respeite seu corpo. "Sinta o gosto da comida. Cozinhe e coma de bom humor. No mais, √© importante fazer as refei√ß√Ķes na mesa e sem distra√ß√Ķes como assistir televis√£o. Se preferir, combine o momento de alimenta√ß√£o com m√ļsicas calmas e relaxantes", indica.

Sobre a ABRAN

Fundada em 1973, a ABRAN ‚Äď Associa√ß√£o Brasileira de Nutrologia - √© uma entidade m√©dica cient√≠fica que dedica-se ao estudo de nutrientes dos alimentos, que s√£o decisivos na preven√ß√£o, no diagn√≥stico e no tratamento da maior parte das doen√ßas que afetam o ser humano. Re√ļne mais de 1.700 m√©dicos nutr√≥logos titulados especialistas em nutrologia pelo Brasil e mais de quatro mil m√©dicos associados, que atuam no desenvolvimento e na atualiza√ß√£o cient√≠fica em prol do bem estar nutricional, f√≠sico, social e mental da popula√ß√£o. 


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