Palmas, 11/12/2017

Últimas

Araguacema

Parceria resulta em blitz educativa e oficina ambiental em Araguacema

  • Nos dois dias, durante o período de 2 horas de blitz, mais de 110 pessoas receberam orientações

Parceria resulta em blitz educativa e oficina ambiental em Araguacema



Tânia Caldas / Governo do Tocantins
 
A Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão, em parceria com a Prefeitura Municipal de Araguacema e o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), realizaram no último sábado, 15, na Praia da Gaivota, uma oficina de Reciclagem com a finalidade de sensibilizar  as crianças quanto à importância da reciclagem visando mudanças de atitude, diante da realidade vivenciada no planeta.
 
Já na última sexta-feira, 14, a equipe realizou uma Blitz Educativa na entrada da cidade. Na quinta-feira, 13, o local escolhido foi o cais de embarque e  desembarque para  acesso à Praia da Gaivota.
 
De acordo com a pedagoga responsável pela Educação Ambiental da (APA) Ilha do Bananal/Cantão, Hélia Regina Araújo da Silva​, a ação teve como objetivo sensibilizar os turistas e moradores sobre a importância da preservação do meio ambiente, o uso correto e consciente dos recursos naturais, o descarte correto do lixo, além de orientar sobre a pesca regular no Estado.
 
"Foi distribuído material educativo sobre cuidados com o lixo, revista coquetel – Edição Especial para o Naturatins e o folheto ´O jacaré no Meio Ambiente´, com informações sobre as medidas de segurança para prevenção de ataques em áreas onde existam jacarés", frisou a pedagoga. Nos dois dias, durante o período de 2 horas de blitz, mais de 110 pessoas receberam orientações.
 
A pedagoga Hélia Regina, contou que as crianças presentes tiveram a oportunidade de  confeccionar brinquedos com garrafa pet, além de latas que foram transformadas em material de decoração. Conforme a pedagoga durante a oficina foram abordados temas como a reciclagem, quais os materiais pode-se reciclar, o que é lixo e o descarte correto do lixo.
 
A Oficina foi realizada pela Pedagoga da APA Ilha do Bananal/Cantão, em parceria com o Parque Estadual do Cantão (PEC), Prefeitura Municipal de Araguacema e Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
 
"As crianças foram bem participativas, cada uma foi logo escolhendo o que queria fazer: Decorar latas ou brinquedos com garrafas pet. Esse tipo de atividade desenvolve na criança atitudes de cooperação, respeito, além de ser uma ótima oportunidade de falarmos de forma lúdica sobre a preservação do meio ambiente," concluiu.
 
As ações fazem parte da Programação da Educação Ambiental da APA Ilha do Bananal/Cantão, para a Temporada de Praia do município de Araguacema. Para o próximo final de semana está prevista novamente a realização de blitz educativas na entrada da cidade e nos acampamentos. E também Oficina de Reciclagem para crianças na Praia da Gaivota.
 
Além do Núcleo de Educação Ambiental da APA Ilha do Bananal/Cantão, participou das atividades, representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Araguacema  e fiscais municipais que estão atuando na Temporada de Praia em Araguacema.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus