O governador em exercício, Laurez Moreira, enfrenta a primeira crise no sistema de saúde do Tocantins com relatos de colapso, denúncias e judicializações. Os relatos recentes apontam para colapso no Hospital Geral de Palmas (HGP) e unidades de atendimentos no interior do Estado. Além do desafio enfrentado na saúde o governo interino enfrenta a instabilidade relacionada a uma possível apreciação de recurso no STF do governador afastado, Wanderlei Barbosa, que aguarda decisão que reestabeleça seu mandato.
Em meio a crise o governador em exercício, Laurez Moreira, convocou nessa segunda-feira, 03, uma coletiva de imprensa na sala de reuniões do Palácio Araguaia, com objetivo de esclarecer tudo que será feito para sanar os problemas enfrentados pela atual gestão.
Denúncias recorrentes feitas por profissionais de saúde, sindicatos e órgãos de controle, como a Defensoria Pública e o Ministério Público, indicam a falta de médicos, técnicos de enfermagem, medicamentos essenciais (inclusive para sedação) e materiais de trabalho nas unidades hospitalares.
A rede conveniada de hospitais ameaçou paralisar atendimentos ao plano de saúde dos servidores estaduais (Servir) devido a uma dívida milionária do governo, o que tem gerado denúncias de falta de atendimento para os servidores.
Crise Política
Com pedido para ser decidido no Supremo Tribunal Federal (STF), que possibilita o retorno ao cargo do governador afastado, Wanderlei Barbosa, o clima é de apreensão dentro e fora do governo interino de Laurez Moreira. A possibilidade de retorno de Barbosa gera intensa movimentação nos bastidores políticos e nas redes sociais, com assessores desmentindo boatos e enquetes online indicando apoio popular à sua volta, o que reflete a divisão de opiniões no estado.
O STF negou, em outubro de 2025, o pedido de habeas corpus que visava retorno imediato de Wanderlei, mantendo o afastamento. O processo judicial continua em andamento, e qualquer retorno dependerá de novas decisões da Justiça.
O atual governador em exercício, Laurez Moreira, governa em meio a crises e incertezas quanto a continuidade do seu governo já que depende de decisão do STF ou de uma provável renúncia do governador afastado.