Carregando...

POLÍTICA

Na avaliação do Governador, a renúncia abriria um período de incertezas, sobretudo diante do desempenho considerado abaixo do esperado em episódios recentes de interinidade no comando do Estado

Divulgação/Secom.

Governador Wanderlei Barbosa concede progressões funcionais a militares da PMTO e do CBMTO - Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

A decisão do governador Wanderlei Barbosa de não renunciar ao cargo, prazo que se encerrou no último sábado, 4, conforme a lei eleitoral, reposiciona o debate político no Tocantins e reforça sua estratégia de priorizar a Gestão Estadual. Mesmo com pesquisas apontando mais de 40% das intenções de voto ao Senado, o Chefe do Executivo optou por permanecer à frente do Governo, sustentando a continuidade administrativa e a estabilidade institucional do Estado.

Na avaliação do Governador, a renúncia abriria um período de incertezas, sobretudo diante do desempenho considerado abaixo do esperado em episódios recentes de interinidade no comando do Estado. Diante desse cenário, assumiu o custo político de abrir mão de uma eleição competitiva para manter o ritmo de entregas e evitar descontinuidades em áreas estratégicas.

A permanência no cargo também garante a continuidade de agendas em andamento, como investimentos em infraestrutura, políticas de valorização dos servidores públicos e execução de obras estruturantes em diversas regiões do Tocantins, assegurando previsibilidade administrativa e o alinhamento dos projetos já em curso.

Uma exceção na política tocantinense

Ao optar por concluir o mandato, Wanderlei entrará para a história recente do Estado como o primeiro governador eleito democraticamente a completar integralmente um ciclo de gestão desde Marcelo Miranda, que governou o Tocantins entre 2003 e 2006. Desde então, o Estado enfrentou sucessivas mudanças no comando do Executivo, marcadas por cassações, renúncias e substituições.

Relacionados

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

O acidente envolveu três veículos e aconteceu no início da tarde deste sábado

Em todo o país, 22 milhões de brasileiros foram beneficiados pelo programa. São 31 mil estabelecimentos cadastrados em 4,5 mil cidades

Nota técnica emitida pela SES/TO norteia os gestores sobre a imunização da população, a partir dos seis meses de idade

Divulgação/SESA-PR.

Ação “Agrotins Alimenta quem Precisa” é promovida pela primeira-dama Karynne Sotero

Nova camiseta mantém a identidade visual do município; famílias pediram a substituição da cor devido à maior praticidade no uso diário

Divulgação/Secom Palmas.

Polyanna Siqueira Campos foi submetida na manhã desse sábado, 15, a uma angiografia cerebral para investigar um possível aneurisma