Adenauer Cunha/Governo do Tocantins
O Estado do Tocantins está presente em um dos principais eventos do setor de exportações da região Amazônica. Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Exporta Mais Amazônia tem como objetivo impulsionar a exportações de produtos compatíveis com a floresta e de alto valor agregado. O lançamento ocorreu no último sábado (25), em Rio Branco, no Acre. O evento termina nesta quarta-feira (29).
A convite da ApexBrasil, o diretor de atração de investimentos da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Athus Oliveira, viajou para a capital acreana onde participa das atividades do evento como representante do Estado do Tocantins.
“O objetivo aqui é participar das rodadas de negociações do Exporta Mais Amazônia, realizado pela ApexBrasil. É uma boa oportunidade para ter contato com investidores e, também, entender como funciona esse programa, uma vez que Palmas irá sediar um evento como esse no ano que vem”, disse o diretor.
A proposta do programa é aproximar empresários e produtores da região Norte de potenciais compradores internacionais, fomentando a exportação de produtos amazônicos. Nesta edição de lançamento do Exporta Mais Amazônia, os produtos focos das rodadas de negociações são açaí, amêndoa de cacau & chocolate, castanha do Brasil, pescados amazônicos e proteína animal. Participam das negociações 20 compradores internacionais de 16 nacionalidades diferentes.
A programação inclui rodadas de negócios e visitas técnicas a centros de produção nos arredores de Rio Branco. Athus Oliveira explica a dinâmica do evento. “As rodadas ocorrem entre exportadores da região Amazônica e compradores de várias partes da América, Europa e Ásia. O tempo máximo de conversação entre as partes é de trinta minutos, e cada empresa tem de ser previamente agendada”.
Exporta Mais Tocantins
Para o ano de 2024, a ApexBrasil prevê que uma das edições do projeto Exporta Mais Brasil seja realizada no Tocantins. No último dia 21, a Sics recebeu o representante da ApexBrasil na região Norte, Essio Lanfredi, para uma reunião introdutória de alinhamento.
A data de realização do Exporta Mais Tocantins e o produto vocacional a ser explorado nas rodadas de negociações por aqui ainda deverão ser definidos pela organização.
Em 2023, foram realizadas 13 edições; em cada uma delas foi explorado um produto específico para exportação, de acordo com a vocação do estado que sediou a rodada. As edições realizadas neste ano reuniram mais de 150 compradores internacionais e 350 empresas brasileiras apoiadas.