Carregando...

Preservação Ambiental

CT-Peveg deve analisar e sugerir aprimoramentos aos estudos técnicos que embasarão a implantação do plano, atuando em conjunto com diversos órgãos e entidades públicas e privadas

comite-tecnico-visa-garantir-a-troca-de-informacoes-o-alinhamento-de-metodologias-e-a-definicao-de-diretrizes-para-a-recuperacao-do-cerrado-foto-fernando-alvessecompng.jpg

O Governo do Tocantins instituiu o Comitê Técnico para acompanhamento dos estudos destinados a subsidiar a criação do Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa do Tocantins (CT-Peveg). O objetivo é garantir a troca de informações, o alinhamento de metodologias e a definição de diretrizes para a recuperação da vegetação nativa, visando fortalecer a formulação de políticas públicas voltadas à preservação ambiental no estado.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, explicou que a iniciativa reforça o compromisso do Estado com a sustentabilidade e a preservação ambiental. “A criação do CT-Peveg é um passo fundamental para a construção de um plano sólido e eficiente para a recuperação da nossa vegetação nativa. Queremos que o Tocantins seja referência na preservação ambiental “, destacou.

Criado por meio do Decreto nº 6.905, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), de 27 de fevereiro, o CT-Peveg será responsável por analisar e sugerir aprimoramentos aos estudos técnicos que embasarão a implantação do plano, atuando em conjunto com diversos órgãos e entidades públicas e privadas. 

O decreto já está em vigor desde sua publicação no DOE. Cabe à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) tomar as providências necessárias para a estruturação e funcionamento do Comitê, garantindo o avanço dos estudos e a concretização do Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa. 

A elaboração do Plano dever ser iniciada, nos próximos dias, em parceria com a organização Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil). As reuniões do CT-Peveg podem ocorrer de forma presencial ou remota, com convocação realizada com no mínimo cinco dias úteis de antecedência, garantindo ampla participação dos envolvidos. O Comitê atuará até a aprovação final do Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa do Tocantins, passando por todas as fases de ajustes e validação necessárias.

Membros

A composição do Comitê inclui representantes do Poder Executivo estadual, como a Semarh, que coordenará os trabalhos, além da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Também foram convidados a participar instituições como a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Ministério Público Estadual (MPTO), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet), a Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Perene.

Os membros do CT-Peveg serão indicados pelos dirigentes das instituições participantes e designados por ato do Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Outras entidades, especialistas e técnicos também poderão ser convidados para contribuir com os trabalhos do comitê.

Fábia Lázara/Secom. 

Relacionados

Comitê Técnico visa garantir a troca de informações, o alinhamento de metodologias e a definição de diretrizes para a recuperação do Cerrado.

Créditos:Fernando Alves/Secom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Governador Wanderlei Barbosa assinou decreto que institui programa transversal de políticas públicas nesta terça-feira

Ação de regularização fundiária do Governo do Tocantins beneficia moradores do Jardim Aureny e Arses

Em discurso no Palácio do Planalto, em Brasília-DF, o governador Wanderlei Barbosa elogiou a iniciativa do Governo Federal, ressaltando a importância da integração das forças de segurança pública

Obra recebeu investimento de R$ 3,2 milhões para modernização da unidade escolar

Divulgação.

Os dados são do Sebrae, a partir do Caged do Ministério da Economia

A prefeita Cinthia Ribeiro, desde que assumiu o comando da Prefeitura de Palmas em 2018, tem buscado garantir a arrecadação tributária, mas com justiça fiscal, sem aumento de impostos.