Carregando...

SecMulher

Evento organizado pela Secretaria da Mulher ocorreu nesta quarta-feira, 21, e se estende até dia 22

-foto_20240222103017jpg.jpg

Lorena Lira/Governo do Tocantins

Para garantir a formação das gestoras dos novos organismos do Estado, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), realizou nesta quarta-feira, 21, o 1º Encontro de Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres (OPMs), em Palmas.

Ao reunir representantes dos 13 organismos municipais já criados, o evento fortalecerá essas estruturas e incentivar outros municípios a estabelecerem seus próprios organismos para atender às necessidades específicas das mulheres em suas comunidades.

A formação técnica das gestoras desses organismos é fundamental para garantir que as políticas públicas voltadas para as mulheres sejam eficazes e abrangentes, abordando questões como saúde, educação, trabalho, segurança e direitos humanos. Além disso, a articulação entre os diferentes níveis de governo e a sociedade civil é essencial para promover uma abordagem integrada para a promoção da igualdade de direitos.

Durante o encontro, foram discutidas questões como a política nacional e estadual para as mulheres, planejamento estratégico, captação de recursos e desenvolvimento de projetos. Essas discussões visam capacitar as participantes para fortalecerem seus organismos locais e ampliarem seu impacto na promoção dos direitos das mulheres.

A secretária Berenice Barbosa destacou a importância desse evento na construção dessas políticas. “Esse momento é justamente para fortalecer os organismos que já foram criados. A temática do encontro visa trabalhar tanto a fase de estruturação como a fase de captação de recursos e de planejamento, para que a política se efetive em cada município. O Governo do Tocantins está presente nessa construção, nos permitindo avançar e conquistar um patamar de igualdade entre homens e mulheres. Além disso, é fundamental ressaltar que a atuação conjunta entre entidades governamentais e não governamentais é essencial para o sucesso dessas iniciativas. Por meio da colaboração e da cooperação, podemos fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres”, pontuou.

“Esse encontro é resultado de toda uma construção e desenvolvimento da política que foi feita no ano passado. Em 2023, realizamos quatro fóruns no estado, o Fórum de Políticas para as mulheres, juntamente com palestras voltadas para a criação desses organismos nos municípios. Então, agora que os organismos foram criados, nós estamos fazendo um encontro com as responsáveis por esses organismos, as secretárias, as diretoras, para que possamos capacitá-las dentro da política da mulher, e que elas desenvolvam em seus municípios”, afirmou a diretora de Políticas para Mulher e Relações Sociais, Terezinha Aquino.

Atualmente, existem 13 OPMs localizados nos municípios de Ananás, Araguaína, Chapada de Areia, Colinas, Formoso, Miracema, Santa Terezinha, São Miguel, Sítio Novo, Palmeirópolis, Pium e Porto Nacional.

A programação do 1º Encontro de Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres continua nesta quinta-feira, 22, na Escola Superior da Polícia Civil (Espol).

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Em um Tocantins pujante pelas suas inúmeras riquezas naturais, onde o turismo a cada dia se fortalece, mostrando para o mundo o potencial do Jalapão e das Serras Gerais, seria oportuno em uma data comemorativa enaltecer essas potencialidades ao invés de mostrar terra "arrasada"

Reprodução/Divulgação.

Entre os compromissos estão a inauguração das obras realizadas no aeroporto da Capital e a abertura do Fórum Norte Export 2024

Difusão de ataques contra a democracia alimentou radicalismo

Abertura da campanha ocorre nesta quarta-feira, 7, às 9h30, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas

Mostra está em cartaz no Núcleo Integrado de Leitura e Artes da Prefeitura de Palmas, no Espaço Cultural

Flávia Ruth.

Carregando nas mãos GIRASSÓIS, flor símbolo do Tocantins e da capital, Eduardo despertou na memoria do povo todo o significado e simbolismo dessa flor que é voltada para a luz e prosperidade e que no passado recente fez parte de todas as etapas de implantação e consolidação do Tocantins.