Carregando...

Ex-colegas de aula participaram do 8º Encontro do Grupo Santo Antônio, realizado entre os dias 1º e 3 de maio, em Palmas, em uma programação que valorizou o turismo, a convivência e as lembranças afetivas

Divulgação.

O grupo é formado por amigos que cresceram juntos nas décadas de 1970 e 1980, durante o primário, o ensino fundamental I e parte do fundamental II.

Há momentos que não são apenas encontros — são reencontros com a própria história. Décadas depois de dividirem as mesmas salas de aula e corredores escolares, ex-alunos do Colégio Santo Antônio, em Grajaú (MA), voltam a se abraçar, provando que o tempo pode até seguir seu curso, mas jamais apaga vínculos construídos na infância.

O grupo é formado por amigos que cresceram juntos nas décadas de 1970 e 1980, durante o primário, o ensino fundamental I e parte do fundamental II. Ainda jovens, foram levados a seguir caminhos diferentes em busca de formação acadêmica — uma separação inevitável, mas que nunca foi capaz de romper o elo que os unia.

Mesmo com a distância, a rotina e os rumos distintos da vida, a amizade permaneceu intacta, guardada em um lugar especial. Foi esse sentimento que motivou a criação dos encontros anuais, dedicados a revisitar o passado, reforçar laços e viver novas experiências.

A iniciativa nasceu do entusiasmo da empresária Magda Falcão, que incentivou e esteve à frente da organização dos seis primeiros eventos. Desde o início, a proposta contou também com o reforço financeiro dos advogados Antônio Fernando Barros e Wlisses Ferraz, cuja contribuição foi essencial para fortalecer a continuidade do projeto.

Encontros itinerantes

Tradicionalmente realizados em Grajaú, cidade onde tudo começou, os encontros passaram, nos últimos anos, a ganhar novos horizontes — ampliando não apenas a geografia, mas também as vivências, abrindo espaço para outras narrativas. Apoiado nesse pilar, em 2025, o grupo se reuniu em São João dos Patos (MA), sendo recepcionado pela colega Andrelina Nascimento.

O sucesso fora do seu reduto original despertou o desejo de ir mais adiante. Em 2026, o grupo chega à sua 8ª edição e, pela primeira vez, ultrapassa as fronteiras maranhenses para escrever um novo capítulo dessa jornada em Palmas, capital do Tocantins.

A escolha tem um sentido especial. A cidade é lar, há mais de 30 anos, da jornalista Thelma Maranhão e do servidor público Valmir Vieira, que, ao lado de sua esposa, Inácia Vieira, assumiram com dedicação o papel de anfitriões. O encontro concentrou cerca de 40 participantes, vindos de várias cidades do Maranhão, assim como de São Luís, Goiânia e Manaus — todos embalados pela mesma expectativa: a de reencontrar suas raízes e construir conexões ainda mais fortes.

Lazer, turismo e reencontro

Muito além de uma agenda, os dias foram desenhados para proporcionar uma experiência sensorial e calorosa, incluindo um passeio pelo Lago de Palmas, a bordo de um flutuante, com paradas na Ilha do Paulo e na encantadora Ilha Canela Beach, além da contemplação do pôr do sol — um dos cartões-postais mais emblemáticos da capital, cenário de abraços demorados, sorrisos espontâneos e muitos cliques repletos de significado.

Hospedados em uma chácara à beira do lago, os participantes viveram dias intensos, marcados por uma atmosfera acolhedora, cercados pela natureza e tendo como pano de fundo uma vista privilegiada da capital tocantinense. O ambiente se transformou em palco para momentos de integração e celebração à vida.

Durante os três dias e noites, não faltaram motivos para brindar. Entre conversas que atravessaram o tempo, brincadeiras e histórias recordadas, a música teve papel especial. Três cantores se revezaram em apresentações que resgataram o repertório das antigas boates de Grajaú — e, como em um retorno simbólico à juventude, todos dançaram, cantaram e se permitiram reviver, sem reservas, uma das fases mais marcantes de suas vidas.

157a1e60-3b13-48c5-9145-f482b399e06f

Laços que o tempo não desfaz

Cada instante vivido carregou um valor único — daqueles que não cabem apenas em palavras, mas que se perpetuam na memória e no coração.

Uma das organizadoras do encontro, Thelma Maranhão, destacou a emoção de sediar o evento em Palmas.
“São amigos que fazem parte da minha vida, da minha história. Recebê-los aqui é voltar ao passado com alegria e exaltar tudo o que construímos ao longo de tantos anos. É uma emoção que não tem medida”, afirmou.

Valmir Vieira também ressaltou o sentimento que marcou o reencontro.
“É uma felicidade imensa poder acolher esse grupo aqui. É a oportunidade de retribuir essa amizade que tanto prezo e mostrar um pouco da cidade que hoje também faz parte da nossa trajetória”, pontuou.

Encerrado o evento, fica mais do que a saudade — fica a gratidão e a certeza de que algumas conexões são eternas. Laços que resistem ao tempo, às distâncias e às mudanças da vida. E que, ano após ano, encontram no reencontro a sua forma mais bonita de permanecer.

Relacionados

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Preparação extra para estudantes da rede estadual visa aumentar índices de aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio

Estado conta com um dos maiores estandes no evento considerado a principal vitrine nacional do turismo

Antonio Gonçalves/Secom.

Intelectual aponta falsos flagrantes e discriminação em audiências

Ainda na área da Saúde, a deputada Janad Valcari (PL) pediu ao Governo a afixação de cartazes em estabelecimentos de saúde que contenham informações sobre entrega legal de bebê para adoção.

E-book com análise foi produzido pela MetaRed X Brasil, rede com chancela do Banco Santander visa estimular a colaboração e o intercâmbio de projetos e práticas

Conhecido por seu perfil municipalista, o senador já destinou bilhões em recursos para serviços e obras no Tocantins, fortalecendo a infraestrutura e a qualidade de vida da população