O GIRASSOL

Palmas/TO,

Geral
Destaque

09/12/2020

Dois municípios do Tocantins recebem Selo UNICEF por seus avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes

No total, 431 municípios da Amazônia e do Semiárido foram certificados na edição 2017-2020 do Selo UNICEF. Resultados foram divulgados nesta terça-feira

Dois municípios de Tocantins receberam, nesta terça-feira, o Selo UNICEF por seus avanços na garantiados direitos de crianças e adolescentes: Bandeirantes do Tocantins e Guaraí. Eles fazem parte dos 431 municípios da Amazônia e doSemiárido que conseguiram alcançar os resultados propostos pelo UNICEF na edição 2017-2020 do Selo UNICEF, colocando os direitos decrianças e adolescentes como prioridade da gestão municipal.

"Nestes quatro anos, cada um desses municípios melhorou muito em relação a ele mesmo, superando dificuldades e alcançando resultadosconcretos. Eles comprovaram melhoras nas políticas públicas e, com isso, garantiram mais direitos a meninas e meninos", diz FlorenceBauer, representante do UNICEF no Brasil.

Estar na escola, aprendendo, é essencial para meninas e meninos. No Tocantins, 80% dos munícipios participantes doSelo UNICEF implementaram a estratégia Busca Ativa Escolar , indo atrás de cada criança e adolescente que estava fora da escola etomando as medidas necessárias para a rematrícula e a aprendizagem.

Oanúncio dos 431 municípios que receberam o Selo UNICEF aconteceu nesta terça-feira, 8 de dezembro. O evento foi transmitido ao vivo noscanais do UNICEF Brasil no YouTube e Facebook, pela TVC do Ceará, e também em uma parceria do UNICEF com o TikTok, a principal plataformade vídeos curtos para dispositivos móveis do Brasil e do mundo. O programa segue disponível no YouTube: bit.ly/ EncerramentoSeloUNICEF .

Confira os resultados dos municípios do Tocantins no Selo UNICEF:

Sobre o Selo UNICEF

OSelo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para estimular e reconhecer avanços na promoção, realização e garantia dos direitos decrianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. A metodologia inclui o monitoramento de indicadoressociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil érefletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).



AEdição 2017-2020 do Selo UNICEF contou com a adesão espontânea de 1.924 municípios de 18 estados da Amazônia Legal brasileira e doSemiárido, que se comprometeram a priorizar crianças e adolescentes nas políticas públicas, com metas e indicadores claros. Ao longodesses quatro anos, o UNICEF acompanhou os municípios, capacitou gestores públicos e forneceu apoio técnico para a formulação efortalecimento de políticas públicas, a partir de uma metodologia baseada nas prioridades do UNICEF para o Brasil: alcançar crianças eadolescentes excluídos, melhorar a qualidade das políticas públicas existentes para crianças e adolescentes, prevenir e enfrentar asformas extremas de violência contra meninas e meninos e promover a participação da comunidade, especialmente de adolescentes.



Osuporte técnico do UNICEF aos municípios é feito por meio da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE),Associação de Defesa da Saúde Sexual, Saúde Reprodutiva, Educação e Cidadania (ASSERTE), Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) eInstituto Peabiru.



Alcançar 1.924 municípios que participaram do Selo UNICEF só foi possível graças ao apoio de milhares de doadores individuais e deparceiros corporativos como Instituto Claro, Fundação Itaú Social, Enel, Coelba, Cosern, Celpe, BNDES, RGE, Energisa e EquatorialEnergia.



Sobre o UNICEF

OFundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as criançasmais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir ummundo melhor para todos. Acompanhe nossas ações em https://www.unicef.org.bre noFacebook, Twitter, Instagram , YouTube eLinkedIn.
Assuntos Relacionados
#Unicef
Confira Também
EDUCAÇÃO

Metodologia de trabalho com adolescentes foi tema do segundo encontro de capacitação do Selo Unicef

Unicef

Representantes de Paraíso participam de formação do Selo Unicef

Direitos Humanos

Unicef: mortalidade infantil tem redução histórica no Brasil

Unicef

Educação mobiliza gestores e educadores para lançamento da iniciativa "Deixa que eu Conto Amazônia"

Geral

Selo UNICEF: prazo para adesão termina dia 8 de agosto