O GIRASSOL

Palmas/TO,

Geral
Boas novas

11/12/2019

Governo apresenta resultados de projetos do Turismo de Base Comunitária no Jalapão, em Brasília

No Tocantins, o projeto iniciou nas comunidades do Mumbuca e Boa Esperança, no município de Mateiros, do Prata, em São Félix do Tocantins, e Barra do Aroeira, em Santa Tereza do Tocantins.

O Governo do Estado, por meioda Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc),apresentou nesta terça-feira, 10, em Brasília, resultados dos investimentosfinanciados pelo Banco Mundial para o fomento do Turismo de Base Comunitária(TBC), que está sendo desenvolvido em comunidades do Prata (município de SãoFélix) e Mumbuca (município de Mateiros), no Jalapão.

Durante o encontro, asuperintendente do Turismo da Adetuc, Maria Antônia Valadares, que, na ocasião,representou o presidente Tom Lyra, apresentou os resultados positivosalcançados referentes ao projeto de Turismo de Base Comunitária que foiimplantado nessas comunidades em 2014. No encontro, estados como a Bahia,Paraíba, Rio Grande do Norte e Tocantins apresentaram os resultados de seusprojetos e experiências financiados pelo Banco Mundial, por meio do Programa de Desenvolvimento RegionalIntegrado e Sustentável (PDRIS), voltados ao fomento do turismo deexperiência em comunidades quilombolas.

“O projeto desenvolvido peloGoverno do Estado está mudando a vida das comunidades quilombolas do Jalapão. Ofomento do turismo de base comunitária, comopreconiza o governador Mauro Carlesse,promove a geração de renda por meio do turismo de experiência, fazendo com queos turistas interajam, compreendam e respeitem a cultura local”, explicou opresidente da Adetuc, Tom Lyra.

O projeto de turismo de BaseComunitária, desenvolvido no Tocantins, nas comunidades quilombolas do Prata eMombuca, consiste em três etapas referentes a elaboração de projeto,capacitações e promoção. A meta do Governo do Estado, por meio da Adetuc, éfomentar nessas comunidades a melhoria da qualidade e operações de negócios eempreendimentos turísticos de base comunitária dos povoados quilombolas doJalapão. O conceito de turismo de base comunitária tem sido trabalhado como umanova vertente de atração de visitantes.

No Tocantins, o projetoiniciou nas comunidades do Mumbuca e Boa Esperança, no município de Mateiros,do Prata, em São Félix do Tocantins, e Barra do Aroeira, em Santa Tereza doTocantins. A ação está inserida no Projeto de Desenvolvimento RegionalIntegrado e Sustentável do Tocantins (PDRIS), para a região do Jalapão, comrecursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), queinicialmente foram investidos na contratação de consultoria especializada.

Assuntos Relacionados
#ecoturismo#jalapão
Confira Também
PEJ

Dunas do Jalapão terá novo horário de visitação, em fevereiro

Cantão

Governo incentiva atividade ecoturística na região do Cantão

ESTADO

Dunas do Jalapão batem recorde de visitação

Jalapão

Carlesse garante que vai melhorar qualidade de vida no Jalapão com infraestrutura e fortalecimento da cultura e do turismo

Turismo

Dunas do Jalapão tem recorde de visitação em 2018