https://global-convert.com/

singa8

https://deborahmartinfineart.com/

Singa8

singa8

92GLORY

http://vecas.org.vn/id/

https://admire.ch/vendor/

https://admire.ch/products/

singa8 login

https://tinarbuka.com/

singa8

https://villadoux-interpark.com/

https://travelzmate.com/

https://travelzmate.com/tolak-angin/

Carregando...

Recursos hídricos

Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio do Naturatins e Semarh, o tema deste encontro é voltado às mudanças climáticas e aos recursos hídricos

-foto_20240413102234jpg.jpg

Por Fábia Lázaro/Governo do Tocantins

Técnicos e representantes dos órgãos estaduais do Pará, Acre, Roraima Mato Grosso e Tocantins envolvidos na gestão de recursos hídricos dos Estados estão reunidos na capital para o V Encontro do Grupo Técnico da Amazônia Legal Brasileira. O encontro segue até sexta-feira, 12, na Reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o tema deste encontro é voltado às mudanças climáticas e aos recursos hídricos.

A abertura do evento foi realizada na manhã desta quarta-feira,10, e contou com a presença do secretário do Meio Ambiente e Recurso Hídricos, Marcello Lelis, presidente do Naturatins, Renato Jayme, reitor da Universidade Federal do Tocantins, Luiz Eduardo Bovolato, além de presidentes e representantes de Comitês de Bacia.

O secretário Marcello Lelis destacou a importância da agenda azul que deve estar no centro das discussões, citando o empenho do Governo do Tocantins com a pauta ambiental.

Marcello Lelis falou ainda da importância do trabalho realizado pelos comitês de bacia que tem sido referência no país. “O Tocantins foi o primeiro estado da região Norte a estabelecer estes comitês, a aprovar a cobrança pelo uso da água em uma bacia e também, que formatou um Plano Estadual de Recursos Hídricos”, observou.

Apontou ainda o trabalho desenvolvido pelos Centros de Referência de Áreas Degradas (CRADS), que integra o ciclo da gestão dos recursos hídricos, somado ao monitoramento da qualidade da água. “Este é um trabalho que nos orgulha muito”, enfatizou. O secretário teceu ainda elogios ao diretor de Gestão e Planejamento dos Recursos Hídricos, Aldo Azevedo, pela excelente execução na pasta da política voltada aos recursos hídricos.

O superintende dos Recursos Hídricos do Mato Grosso reforçou a necessidade dos estados em integrar a agenda de forma participativa. “Precisamos reunir esforços para que a gente consiga agregar esforços para uma gestão de fato, integrada, descentralizada e participativa”, sugeriu.

Ainda na manhã de hoje, o evento contou com apresentações sobre a atuação dos comitês de bacia na preservação dos recursos hídricos que foi realizada pelo presidente do Fórum Tocantinense de Comitês de Bacia, Mário Roberto e pelo presidente do CBH do Lago de Palmas, Marcelo Grison. Em seguida, o juiz Welligton Magalhães abordou o tema Segurança Jurídica alinhada à gestão de recursos hídricos.

O reitor da UFT destacou o papel da universidade de estar inserida nesta pauta como instituição pública de ensino. “Esperamos estar mais próximos e colaborar naquilo que a universidade possa nas diferentes áreas do conhecimento”, afirmou.

A gerente de Controle e Uso dos Recursos Hídricos do Naturins, Letícia Vieira, enfatizou que as “sugestões apresentadas durante o evento serão levada aos estados para sua efetivação e aplicabilidade”.



Créditos: Walker Ribeiro/Governo do Tocantins

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Gestão de Wanderlei Barbosa avança no processo de regularização fundiária, em 2022, o Itertins entregou 344 títulos definitivos, ação beneficia agricultores e o setor produtivo

Atividades serão realizadas de forma sincronizada pelos Cartórios Eleitorais

A Lei Federal nº 12.886/2013, proíbe a exigência de materiais de uso coletivo nas listas escolares

Projeto, que conta ainda com parceria da iniciativa privada, deve contemplar pelo menos sete municípios da região, encerrando lixões

Evento integra programação dos 35 anos do Tocantins e estreia nova etapa de execução da lei

Programa prevê o pagamento de incentivo mensal de R$ 200 para estudantes de escolas públicas estaduais

singa8

rp8888

singa8

slot demo

slot qris

singa8

rp8888

https://bertrodriguez-museum.org

https://journal.uecommercebintaro.ac.id/

singa8

singa8

singa8

singa8

singa8

singa8

singa8

singa8

92GLORY

http://vecas.org.vn/id/

https://admire.ch/vendor/