Carregando...

SEMAF

Setor Lago Norte conta com mais de 1.200 títulos de propriedade de imóveis regularizados ou em processo de regularização

-foto_20230827112547jpg.jpg

Palmas abre a 1ª Semana Nacional de Regularização Fundiária – Solo Seguro, realizada pela Corregedoria Nacional de Justiça em parceria com as corregedorias estaduais da Amazônia Legal, que será na segunda-feira, 28. O evento, que contará com entrega de títulos de propriedade (certidão de matrícula do imóvel) aos moradores do Lago Norte, será realizado na Escola Municipal de Tempo Integral Daniel Batista, na Arne 64 (508 Norte), a partir das 9 horas.

A Secretaria Municipal de Assuntos Fundiários (Semaf) entregará cerca de 300 títulos de propriedade, primeira entrega referente aos mais de 1.200 imóveis que tiveram as suas matrículas individualizadas, abertas pelo cartório de registro de imóveis, no setor. “Os 300 títulos que estaremos entregando nesta etapa referem-se aos processos protocolados e cujas documentações não tinham pendências. Os demais entrarão nas listagens que serão enviadas ao Cartório, à medida que os interessados forem resolvendo suas pendências”, detalhou o secretário da Semaf, Fabrício Rodrigues Braga.

Ele disse ainda que diversos bairros da Capital, além do Lago Norte, se encontram com os processos de regularização fundiária em andamento.

Prêmio

Durante o evento, a Prefeitura de Palmas, juntamente com o Cartório de Registro de Imóveis, concorre ao Selo de Responsabilidade Social “Quem Regulariza Dignifica”, que reconhece os municípios e cartórios extrajudiciais atuantes na regularização fundiária no âmbito do estado do Tocantins. A condecoração é concedida aos cartórios e municípios que se adequam à Lei Federal 13.465/2017, que regulamenta o tema.

A premiação faz parte da 1ª Semana Nacional de Regularização Fundiária – Solo Seguro, realizada pela Corregedoria Nacional de Justiça em parceria com as corregedorias de todos os estados que compõem a Amazônia Legal. A Semana Solo Seguro foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) através do Provimento 144/2023 (LINK https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/5058). A iniciativa visa fortalecer a governança fundiária, a promoção da Justiça, o acesso regular à terra, a segurança jurídica e a proteção ambiental. Além do Tocantins, fazem parte dos esforços concentrados dos estados: Pará, Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Amapá e Maranhão.

Segundo informações da Corregedoria de Justiça do Tocantins, a premiação será concedida em três categorias, de acordo com o porte dos municípios:

  • pequeno porte: até 5 mil habitantes;
  • médio porte: de 5.001 a 25 mil habitantes;
  • grande porte: acima de 25 mil habitantes.

Em cada categoria, recebe o selo Bronze quem atingir 75 pontos, selo Prata quem alcançar 100 pontos, selo Ouro quem obtiver 125 pontos ou mais, e Diamante para aqueles que atingirem 150 pontos no total. Entre os requisitos para a classificação do município, além da adequação à legislação federal, também conta a quantidade de títulos entregues.

Fonte: Aline Sene e Georgethe Pinheiro – Secom/Pamas

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Reestruturação da pasta consolidou planejamento, diálogo com o setor e resultados expressivos em áreas como patrimônio, artesanato e audiovisual

Secult/Secom.

Investimento de R$ 23,8 milhões irá instalar 182 câmeras na cidade com capacidade para identificar veículos roubados e reconhecimento facial de criminosos

Ministro das Relações Exteriores afirmou, antes da cúpula convocada pelo Egito para discutir o conflito no Oriente Médio, que o Brasil vai reiterar a necessidade de ajuda humanitária para aliviar o sofrimento do povo de Gaza

Eventos regionais também estimulam o desenvolvimento econômico na região com ações lideradas pelo Guaraná KUAT

União Atlético Clube conquistou o tricampeonato estadual, após vitória nos pênaltis, diante do Araguaína Futebol e Regatas

Em nota divulgada na tarde desse segunda-feira, 13, vice-governador Laurez Moreira desmente especulações de rompimento com o governador Wanderlei Barbosa