Carregando...

TRÂNSITO

Passeio ciclístico em alusão ao Dia Mundial Sem Carro

-foto_20230925102048jpg.jpg

Nem mesmo o clima quente registrado nas primeiras horas da manhã deste domingo, 24, inibiu a participação dos ciclistas palmenses no passeio ciclístico em alusão ao Dia Mundial Sem Carro, que é tradicionalmente celebrado no dia 22 de setembro. O evento promovido pela Prefeitura de Palmas encerrou a programação especial da Semana Nacional de Trânsito, chamando atenção da população para outras alternativas de transporte individual, como o uso das bicicletas, que além de ser um modal importante para a mobilidade, traz benefícios também para a saúde dos praticantes.

O casal Rosineto Rodrigues Barros e Vânia Rodrigues, moradores do setor Santa Bárbara, foram um dos primeiros a chegar na concentração no estacionamento do Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto. “Uso a bicicleta todo dia, e como fui diagnosticado com problema de coluna, o ciclismo foi a modalidade que melhor se adaptou à minha condição. Até perdi alguns quilos, consequência do uso diário da bicicleta,” destacou Rosineto.

Já a empreendedora Ana Rodrigues Costa destacou que a bicicleta é uma opção de transportes para diminuir o uso dos veículos nas vias. “Comecei as minhas atividades físicas com o ciclismo, e hoje sou praticante de corrida de rua também. Além de ser uma alternativa para fugir do trânsito, é um esporte muito saudável, uma modalidade que todo mundo pode praticar. É show de bola,” falou entusiasmada após concluir o percurso do passeio.

“O evento fecha o ciclo da Semana Nacional de Trânsito, mas é importante a participação da população nas ações educativas para o modal de bicicleta’’, lembrou o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Agostinho Júnior. Já o presidente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Fundesportes), Raimundo Júnior, agradeceu a parceria com a Sesmu, e desejou que para a próxima edição, mais ciclistas possam participar e continuar multiplicando a mensagem de conscientização no trânsito.

Premiação

Após a finalização do percurso de 7 km, que teve saída e chegada no estacionamento do Ginásio Ayrton Senna, percorrendo o eixo central da Avenida Tocantins até a rotatória do cruzamento com a Avenida Ipanema, e refazendo o percurso de volta, foram sorteados diversos brindes para os participantes, que ganharam ainda a camiseta, pulseira e o mix de frutas para repor as energias das pedaladas. A ação de finalização contou ainda com a participação da mascote Amarelinho da Sesmu.

Dia Mundial Sem Carro

O Dia Mundial Sem Carro é uma data internacional que é celebrada, tradicionalmente, em 22 de setembro. A iniciativa tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao uso dos veículos.

Fonte:Secom

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

A nova Secretaria está sob o comando da advogada Fernanda Teixeira Halum Pitaluga

Mais de 600 imóveis em áreas industriais ainda precisam ser regularizados junto ao Reurb-E

Após receber água e se recuperar, o réptil foi devolvido com segurança ao seu habitat natural

Divulgação.

Foram investidos mais de R$ 900 mil em melhorias na quadra poliesportiva e passarela da Escola Estadual Lagoa da Confusão

Meta é imunizar 90% dos grupos prioritários, que incluem idosos

Cerimônia, que ocorre nesta quinta-feira, 18, reconhece projetos que impulsionam negócios locais