Orientadores educacionais da rede de ensino municipal de Palmas seguem com o ciclo de formações sobre temas relevantes para o ensino e aprendizagem dos alunos. No final da última semana, aconteceu o curso do módulo 5 sobre ‘Medidas de prevenção à violência contra criança, adolescente e contra a mulher’, no formato virtual. O curso contou com o apoio da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), representada pelas defensoras Elisa Maria Pinto de Souza Falcão Queiroz e Vanda Sueli Machado. A programação é mais uma atividade realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Palmas, como parte da campanha Agosto Lilás.
A coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca), Elisa Maria Pinto de Souza Falcão Queiroz, que também é a titular da 2ª Defensoria Pública de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, e defensora pública Vanda Sueli Monteiro abordaram durante o evento sobre a atuação da Defensoria Pública nos casos de Violência Sexual.
Orientação
Em sua fala, a defensora pública Vanda Sueli Machado apresentou os tipos de violência e a Lei Maria da Penha, como a violência patrimonial, psicológica e física, destacando todas as formas e canais de denúncia e a importância da rede de proteção. “Incentivamos um olhar atento para identificar todas as formas de violência doméstica e amparo às pessoas necessitadas através da rede de proteção”, declarou.
Já a defensora pública Elisa Maria Queiroz também citou os tipos de violência, e como trabalhar a prevenção nas escolas, a Lei do Depoimento Especial e a notificação compulsória pelos profissionais da educação, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Informação nas escolas
Segundo Elisa Maria Queiroz, o Nudeca está trabalhando em um projeto para apresentar a Rede de Proteção às crianças e adolescentes à Educação. “É de extrema relevância que os educadores conheçam o fluxo da rede, já que as escolas são a principal porta de entrada na rede. As vítimas criam vínculos, sobretudo com os professores e sentem segurança em relatar as violências que porventura venham sofrendo, seja em casa, na comunidade ou até mesmo na escola”, explicou a Coordenadora do Nudeca. (Com informações da Comunicação da Defensoria Pública do Tocantins)
Outras formações
Dia 24 de agosto – Módulo 6 – Medidas de prevenção ao bullying e difusão da cultura de paz na escola – 8 às 12h – on-line
Dia 30 de agosto – Módulo 7 – Práticas inclusivas das dificuldades e aprendizagem – 8 às 12h – on-line
Dia 06 de setembro – Módulo 8 – Equilíbrio Emocional do Orientador Educacional – 8 às 12h – on-line
Fonte:Semed/Palmas