O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, entregou nesta quinta-feira, 25, as obras de pavimentação do trecho de 16,96 quilômetros da rodovia TO-428, entre Santa Maria do Tocantins e Recursolândia, e assinou as ordens de serviço para a construção de duas pontes de concreto sobre os rios Gameleira e Grande, além de autorizar o início do processo licitatório para pavimentação do trecho remanescente da rodovia, entre Barro Alto e Recursolândia.
As ações reforçam os investimentos do Governo do Tocantins na infraestrutura viária e no desenvolvimento regional, ampliando a integração entre os municípios da região centro-norte do estado, fortalecendo a mobilidade, o escoamento da produção agropecuária e o empreendedorismo local. A agenda também contemplou a entrega de 10 boxes destinados ao Centro de Comércio Popular de Recursolândia, ampliando as oportunidades para pequenos empreendedores.
Acompanhado da primeira-dama Karynne Sotero; da senadora Professora Dorinha; do prefeito de Recursolândia, Carlos Vinícius Barbosa da Silva; e de autoridades estaduais e municipais, o governador Wanderlei Barbosa destacou que o conjunto de investimentos representa mais qualidade de vida para a população. “É assim que temos trabalhado: levando infraestrutura, desenvolvimento e oportunidades aos municípios tocantinenses e melhorando a vida de quem mora, trabalha e produz no nosso estado”, afirmou durante agenda no município.
Trecho entre Santa Maria do Tocantins e Recursolândia
A obra de quase 17 quilômetros recebeu investimento de R$ 34,7 milhões e contemplou serviços de complementação da terraplanagem, pavimentação asfáltica e execução dos programas ambientais. O novo trecho da TO-428 melhora as condições de tráfego, amplia a segurança viária e contribui para o desenvolvimento econômico da região.
Na ocasião, o governador também autorizou o início do processo licitatório para pavimentação do trecho remanescente da TO-428, entre Barro Alto e Recursolândia, dando continuidade aos investimentos do Governo do Tocantins para ampliar a malha rodoviária estadual.
Infraestrutura que fortalece a integração regional
Além da entrega do trecho pavimentado da TO-428, o governador assinou as ordens de serviço para a construção de duas pontes de concreto em Recursolândia. A primeira será implantada sobre o Rio Gameleira, com 30 metros de extensão e investimento de R$ 1,04 milhão. A segunda será construída sobre o Rio Grande, com 15 metros de extensão e investimento de R$ 634,6 mil. As estruturas substituirão travessias existentes, garantindo maior segurança, mobilidade e melhores condições de acesso para moradores, produtores rurais e transportadores.
O presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Túlio Labre, ressaltou que as ações integram o planejamento do Governo do Estado para fortalecer a infraestrutura viária. “O governador Wanderlei Barbosa tem priorizado investimentos que impulsionam o desenvolvimento regional, ampliando a infraestrutura e garantindo mais segurança e mobilidade à população”, destacou.
Incentivo para o desenvolvimento econômico
Como parte das ações voltadas ao fortalecimento da economia local, o governador entregou oficialmente 10 boxes destinados ao Centro de Comércio Popular de Recursolândia. Os equipamentos foram disponibilizados por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), para incentivar o empreendedorismo e ampliar as oportunidades de geração de emprego e renda.
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Milton Neris, destacou que a iniciativa integra um amplo programa estadual de incentivo ao empreendedorismo. “Entregamos hoje 10 boxes de um conjunto de 600 espaços comerciais que estão sendo implantados em 31 municípios tocantinenses”, revelou.
O prefeito de Recursolândia, Carlos Vinícius Barbosa da Silva, destacou que o conjunto de investimentos representa um marco para o município. “A entrega desse trecho da TO-428, das novas pontes, dos boxes e o avanço para a pavimentação do trecho remanescente da rodovia demonstram a força da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Somos gratos ao governador Wanderlei Barbosa por olhar para Recursolândia e acreditar no potencial da nossa cidade”, afirmou.
Participação em entregas realizadas pelo município
Durante a programação, o governador Wanderlei Barbosa também participou da entrega de obras executadas pela Prefeitura de Recursolândia. Foram inauguradas a Praça Academia da Saúde, a Praça Letreiro da Cidade, a Academia da Saúde, a Feira Municipal e o vestiário do Estádio Duricão. A Feira Municipal e o vestiário do Estádio Duricão foram executados com recursos de emendas parlamentares, no valor de R$ 1,5 milhão, destinados pela senadora Professora Dorinha, reforçando os investimentos voltados ao desenvolvimento econômico e ao fortalecimento da infraestrutura do município.