O discurso da deputada Janad Valcari (PL), na sessão de terça-feira, 19, causou animosidade na tribuna do Parlamento. Depois de disparar contra a Secretaria de Turismo sobre possíveis irregularidades nas contratações de bandas por parte do governo do Tocantins, os colegas saíram em defesa do governo Wanderlei Barbosa. O presidente da Casa, Amélio Cayres (Republicanos), falou que vai aguardar a apuração das denuncias para se posicionar, mas que acredita na honestidade e seriedade do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).
O deputado Valdemar Júnior (Republicanos) defendeu o diálogo como caminho para superar divergências políticas. “Tenho certeza absoluta que a política é a arte do diálogo, da conversa e dos pequenos entendimentos. O Tocantins é um terreno fértil para provocar discórdias, mas também para construir consensos. (…) Não queria ter ouvido isso da vossa excelência, porque ninguém sai ganhando quando situações como estas acontecem. No que depender de mim, conte com seu amigo Janad Valcari”, afirmou.
Já a deputada Claudia Lelis (PV) destacou os avanços do governo na área do turismo e reforçou a importância dos eventos culturais para a economia. “Todos sabem que levanto essa bandeira desde o meu primeiro mandato e a gente vê notoriamente o avanço no turismo do estado. Quando se fala em show, não é só apresentação de artista. É cultura, entretenimento e, principalmente, economia aquecida nos municípios”, pontuou.
O deputado Amélio Cayres (Republicanos) defendeu o governador Wanderlei Barbosa e afirmou que as denúncias de Janad devem ser apuradas. “A senhora está no seu direito nessa Casa democrática. Tenho certeza que hoje a senhora prestou um serviço ao governador Wanderlei. Governo sério não gosta do errado, e tenho certeza que vai a fundo nessas denúncias para punir quem estiver errado. A senhora sempre foi uma excelente vereadora e hoje é uma excelente deputada, preocupada com as situações. O governador deve tomar providências, porque fazemos parte de um governo que não aceita falcatruas”, declarou.
Por sua vez, o deputado Léo Barbosa (Republicanos) recordou o apoio político dado à parlamentar nas eleições municipais. “Não é que meu pai [Wanderlei Barbosa] não queria apoiá-la, ele não queria participar do processo de Palmas. Mas quando decidiu, esteve ao seu lado, andou na cidade e defendeu sua candidatura. Eu disse aqui nesta Casa que não me arrependi de ter lhe apoiado, porque entendíamos que a senhora poderia ser uma boa prefeita. O povo de Palmas pensou diferente, mas, naquele momento, demos a cara pra bater porque somos companheiros quando assumimos esse compromisso”, afirmou.
Os pronunciamentos deixaram claro a defesa do governador Wanderlei Barbosa enquanto gestor. Alguns parlamentares foram solidários a deputada Janad Valcari (PL), mas a maioria optou por aguardar a apuração das denúncias feitas pela parlamentar do PL.