Carregando...

CRISE NA SAÚDE

Durante reunião no sábado, 8, foi apresentado um panorama da rede assistencial do SUS sob gestão estadual e projetos em andamento

Bruno Maia/Secom.

Governador Laurez Moreira se reuniu com secretários e equipe técnica da SES/TO nesse sábado,8.

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, transferiu seu gabinete para a sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) nesse sábado, 8. A medida foi adotada para acompanhar de perto os projetos em andamento e futuras ações com foco na reorganização administrativa e operacional do sistema de saúde tocantinense.

“Desde que assumimos o governo, temos procurado ouvir as equipes e compreender a real situação de todas as áreas. Na saúde, já realizamos um levantamento das condições financeiras, o que nos levou a decretar situação de emergência. Agora, estamos analisando os projetos em andamento para definir as prioridades, de forma que nenhuma medida comprometa a qualidade da assistência prestada à população”, destacou o governador Laurez Moreira.

Durante a reunião com secretários e equipe técnica da SES/TO, foi apresentado um panorama da rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a gestão estadual. O Governo do Tocantins responde por mais de 89% das internações do SUS (85 mil) e por 97% dos partos (20 mil) anuais. A rede assistencial é dividida em oito regiões de saúde e nelas o Estado gere 1.745 leitos clínicos, que corresponde a 71% do total de 2.438, e 280 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), correspondente a 97% do total de 290.

O secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues, ressaltou que a presença do governador e demais pastas na SES/TO é uma oportunidade para avançar nos processos internos, que dependem de outras áreas da gestão. “Tenho a certeza de que conhecendo as ações, os projetos e as necessidades dos processos de trabalho e da população, a gestão transformará o cenário da saúde pública tocantinense”, salientou.

“Trouxemos informações pontuais para que tanto o governador quanto os secretários presentes tenham uma visão mais detalhada dos projetos em andamento e em planejamento dentro da SES/TO, e assim ter embasamento para as tomadas de decisões necessárias para um SUS melhor”, explicou a superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico da SES/TO, Luiza Regina Noleto.

Presenças

Participaram da reunião a secretária de Estado da Comunicação, Luiza Rocha; o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Ronaldo Dimas; o secretário de Estado da Segurança Pública, Bruno Azevedo; a secretária-chefe da Casa Civil, Irana Coelho; o chefe de gabinete do governador, Ailton Parente Araújo; e a presidente do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev-TO), Bárbara Jesuína Mendes Gomes.

Relacionados

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Segunda edição do programa federal voltado para infraestrutura recebeu mais de 35 mil projetos de 5.537 municípios brasileiros

Estrutura montada no estacionamento do Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto, recebeu atrações como o cantor de renome nacional João Gomes, além dos locais Taisa Marques; Evoney Fernandes; Tyago e Gabriel; Débora & Gerúsia; e Gabriel Guedes

Processos de prestação de contas do exercício de 2022 foram protocolados nesta quarta-feira, 1º de março, pela Controladoria-Geral do Estado

No Tocantins, a iniciativa coordenada pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJUS) facilitou o acesso da população carente ao serviço gratuito de emissão de documentos do registro civil

Duo de Araguaína que ganhou o Brasil será a grande atração da terceira noite de Festival Gastronômico de Taquaruçu, que terá também a final do Encontro de Gigantes e atrações musicais regionais

Divulgação.