Carregando...

CONSCIENTIZAÇÃO

Detran/TO realizou blitzes, panfletagens, palestras e outras atividades, alcançando municípios de norte a sul do estado

Félix Carneiro/Secom.

Ações educativas foram realizadas em 58 municípios tocantinenses durante o mês de maio.

O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), mobilizou 31.159 pessoas com as ações educativas da campanha Maio Amarelo 2026.  Foram percorridos 58 municípios de norte a sul do estado, com o objetivo de sensibilizar a população sobre os índices de sinistros e mortes, além de incentivar atitudes mais seguras nas vias.

A campanha contou com o apoio das secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), da Saúde (SES/TO) e da Educação (Seduc), do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) e das prefeituras municipais.

O presidente do Detran/TO, Hercy Filho, destaca o sucesso das ações na promoção de um trânsito mais seguro e garante a continuidade dos trabalhos. “Fizemos uma campanha de conscientização em todas as regiões do Tocantins, mas este trabalho não para no Maio Amarelo. Seguiremos com ações de educação para o trânsito ao longo de todo o ano”, enfatiza.

A gerente de Educação para o Trânsito do Detran/TO, Hélida Cristina Noronha, evidencia o impacto do movimento para a mobilidade urbana. “O Maio Amarelo já se consolidou como uma campanha de governo, contando com o engajamento de órgãos da segurança pública em geral, saúde e educação, tanto do Estado quanto dos municípios. Todos atuam dentro de suas atribuições para alcançarmos um objetivo comum: a paz no trânsito”, ressalta.

Nova etapa de sinalização viária

Com o tema No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas, a campanha Maio Amarelo 2026 foi aberta oficialmente no dia 5 de maio. O evento marcou um dos momentos mais importantes da iniciativa, no qual foi autorizada a segunda fase do projeto de sinalização viária, que contemplará mais 60 municípios tocantinenses.

A primeira fase do projeto já havia alcançado 26 municípios com a implementação de sinalização vertical e horizontal, totalizando agora 86 cidades atendidas. A ação reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a segurança viária, a organização do tráfego e a devida orientação de condutores e pedestres, conforme as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Agrotins 2026

As ações educativas também foram realizadas na 26ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2026), que registrou um público recorde de 220 mil visitantes ao longo de cinco dias. O Detran/TO participou do evento com trabalhos de fiscalização para garantir a segurança viária nos arredores e panfletagem no portal de entrada para visitantes, ampliando o alcance da mensagem da campanha.

Dia D Maio Amarelo 

No dia 19 de maio, o Detran/TO promoveu o Dia D de conscientização, com ações educativas que ocorreram, simultaneamente, em municípios do norte ao sul do Tocantins. A mobilização contou com o apoio dos órgãos integrantes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), reforçando a integração das forças de segurança.

Na Praia da Graciosa, cartão-postal de Palmas e local de intenso fluxo, o Departamento realizou uma abordagem voltada aos visitantes. Com a presença da dupla de palhaços Batatinha e Cocada e dos mascotes Detranzinho e Norminha, a ação focou de maneira no público infantojuvenil.

Ações no interior

Com blitzes nas principais avenidas, panfletagem em eventos públicos, teatros em escolas e palestras em empresas, a coordenação de educação para o trânsito do Detran/TO alcançou municípios em todas as regiões, mobilizando a população tocantinense da região do Bico do Papagaio ao Jalapão.

Entre os destaques, está a realização do projeto de redação sobre segurança e educação no trânsito em Pedro Afonso, além das panfletagens feitas em corridas, circuitos, passeios ciclísticos, caminhadas e pit stops em Paraíso do Tocantins, Gurupi e Augustinópolis.

O Detran/TO também promoveu palestras educativas para os estudantes da Universidade da Maturidade (UMA) em São Sebastião do Tocantins, com foco na segurança e na mobilidade urbana de pessoas idosas.

Além disso, o órgão realizou apresentações e atividades temáticas voltadas aos estudantes das redes estadual e municipal, como jogos, oficinas e incentivo à leitura em Araguaína, além do teatro temático intitulado Chapeuzinho Vermelho em passeio pelo trânsito, em Natividade.

Atividades continuam 

A campanha Maio Amarelo 2026 chega ao fim, mas o trabalho educativo segue ativo durante o ano. As ações serão intensificadas em eventos futuros para este ano, a exemplo das semanas estadual e nacional de trânsito, das ações do Verão Seguro e do suporte à Romaria do Senhor do Bonfim.

Campanha deste ano teve como tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, com foco em promover o respeito e a empatia com grupos mais vulneráveis – Félix Carneiro/Governo do Tocantins

Relacionados

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Praticar atividade física e adotar alimentação saudável auxiliam na prevenção do câncer e também melhoram a qualidade de vida

A programação de aniversário contou com o Campeonato Municipal Amador de Futebol, com título conquistado pelo time América F.C.

A mostra é apresentada pelo Instituto Pano Terra com curadoria do cabo-verdiano Pedro José-Marcellino

Iniciativa ofertou linhas de crédito, atendimentos sociais, apoio aos pequenos produtores e outros serviços; programação também foi marcada pela entrega de 455 títulos de regularização fundiária e anúncio de obras de infraestrutura na região

Márcio Vieira/Secom.

Medida do ministro do STF é referente a atos antidemocráticos

Prazo de cinco dias para defesa apresentar embargos começa amanhã

© Valter Campanato/Agência Brasil.