Carregando...

Povos Indígenas

Secretaria considera histórica a criação do Ministério dos Povos Indígenas e uma mulher estar à frente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)

-foto_20230810121555jpg.jpg

Rafaela Mazzola/Governo do Tocantins

Nesta quarta-feira, 09, Dia Internacional dos Povos Indígenas, há comemoração na secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot). A data foi estabelecida pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Resolução 49/214, em 1994.

“Hoje, é um dia de reflexão da luta do movimento indígena, símbolo de autodeterminação e reconhecimento da diversidade étnica dos povos indígenas na terra. Aqui, no Brasil, podemos começar a comemorar conquistas históricas, pela primeira vez a criação do Ministério dos Povos Indígenas com uma indígena à frente da Pasta e a primeira mulher indígena à frente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e, no Tocantins, a criação da primeira Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais, uma secretaria inédita”, comemora a secretária dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Silva Werreria.

No Tocantins, há mais de 20 mil pessoas autodeclaradas indígenas residentes em 125 municípios, de acordo com o Censo 2022, pertencentes aos povos Karajá, Karajá-Xambioá, Javaé, Xerente, Apinajè, Krahô, Krahô Kanela, Krahô Kaiwra, Kanela, Avá-Canoeiro (Cara Preta), Pankararu, Guarani e Tuxá.

A Constituição Federal reconhece aos indígenas sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens (Art. 231).

Encontro entre lideranças indígenas e governador

A Sepot está organizando uma programação especial para os dias 16 e 17 de agosto, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas. No dia 16, quarta-feira, no período da manhã, está programada uma reunião de alinhamento entre gestores indígenas de instituições públicas das esferas federal e estadual; e, à tarde, o encontro será com prefeitos de municípios que abrangem territórios indígenas e vereadores indígenas. No dia 17, quinta-feira, no período da manhã, a Sepot se reunirá com lideranças indígenas; e, à tarde, elas serão recebidas pelo Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.

“Pela primeira vez, um Governador do Tocantins receberá representantes dos povos indígenas do estado. Será um marco histórico de um novo momento. Nós, da Sepot, apresentaremos para os líderes os trabalhos iniciais de implementação da Secretaria, articulações, projetos e, principalmente, agenda de visitas a todos os povos indígenas do estado do Tocantins”, anunciou a secretária Narubia Werreria.

Criada em janeiro de 2023, a Sepot busca fomentar, coordenar e executar políticas públicas de inclusão e valorização dos povos originários e tradicionais do Tocantins. “Temos o compromisso de fazer uma gestão compartilhada e participativa com líderes, comunidades e organizações indígenas. Afinal, essa é uma reivindicação histórica do movimento indígena e sabemos da responsabilidade que é representar todos os povos indígenas do Tocantins”, expressou a gestora.

Edição: Rísia Lima/Governo do Tocantins

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

A expectativa de investimento é de aproximadamente R$ 36 milhões.

Investimento inicial é de US$ 330 milhões nas áreas de infraestrutura rodoviária, agricultura familiar, desenvolvimento do turismo, construções sustentáveis com carbono zero e utilização de energias renováveis

Nariz eletrônico promete margem de segurança de 98%

© Foto: divulgação UFPE

Esther Dweck falou hoje durante programa Bom Dia, Ministra

© Joédson Alves/Agência Brasil.

Além de criar uma comissão técnica, Governador também determinou monitoramento da regulação com participação da Controladoria-Geral do Estado

Outra proposta elaborada pelo Coletivo é a criação de políticas públicas voltadas à saúde mental dos protetores e protetoras, através de uma assistência especializada, suporte emocional e espaços de acolhimento