Tuesday, 07 de April de 2020

ESPECIAL


Panorama

Governo realiza mais de 75 mil ações que beneficiam consumidores no Tocantins

10 Dec 2019
Cejane Borges/Governo do Tocantins Governo realiza mais de 75 mil ações que beneficiam consumidores no Tocantins

Com o foco de promover a harmonia nas relações de consumo, com atenção às normas e procedimentos para os fabricantes e sempre zelando pela garantia dos direitos do consumidor, o Governo do Tocantins tem trabalhado cada vez mais para prover confiança para a população no que tange a proteção e orientação da sociedade consumidora de produtos e mercadorias. Prova disso é a realização de 75.349 ações que foram executadas pela Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), uma Autarquia Estadual, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins e que atua em conformidade com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O Governo tem investido em ações de fiscalização e educativas baseada na legislação metrológica e nas normativas, com a finalidade de executar as atividades de medições legais e da avaliação da conformidade alicerçadas na rastreabilidade de seus padrões, visando a proteção e orientação da sociedade nas relações de consumo. Além disso, o Estado tem atuado como orientador da população sobre a necessidade da certificação dos produtos, que são testados e avaliados antes de serem inseridos no mercado e, também, na conscientização por parte do fabricante e do comerciante da necessidade do selo de identificação de conformidade, visando especialmente a harmonização das relações de entre empresas e consumidores, a inovação e a competitividade no Tocantins.

Para o presidente da Agência de Metrologia, Rérison Castro, o expressivo resultado significa o comprometimento que o Governo do Tocantins tem com a sua população. “Em onze meses nós realizamos um número expressivo de ações e isso quer dizer mais qualidade, mais confiança e principalmente mais produtos aptos a serem comercializados no mercado atacadista e varejista. Empresários e consumidores fazendo negócios de forma harmoniosa e atendendo às normas e legislação vigente, ou seja, todos se beneficiando. As ações da AEM protegem o cidadão-consumidor e estabelecem a concorrência justa entre as empresas”, aponta o presidente.

 

Apoio ao desenvolvimento do Tocantins

É da competência da Metrologia Estadual proporcionar a equidade e nortear, por meio de normas específicas, as boas relações entre empresas e consumidores. Para isso, a pasta atua na defesa dos interesses do consumidor e na qualidade dos bens ofertados à sociedade, por meio do apoio ao desenvolvimento industrial e comercial, respeitando às normas vigentes. Compete, também, à AEM a fiscalização e, quando necessário, a apreensão produtos e instrumentos irregulares no comércio, sem o selo de identificação da conformidade. Avaliar a conformidade de um produto significa verificar se ele é produzido conforme os requisitos mínimos necessários.

No Tocantins, a AEM trabalha baseada na legislação metrológica e, principalmente, na busca pela conscientização das instituições e da sociedade, por meio de trabalhos educativos, da necessidade da certificação dos produtos. Todas as ações realizadas são pautadas conforme planejamento e elaboração de um Plano de Trabalho Anual, para o cumprimento do exercício da atividade delegada. Nesse sentido, a AEM e o Inmetro celebram Convênio de Cooperação Técnica e Administrativa, o que possibilita que a Agência atue em todo o território tocantinense como membro da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Industrial (RBMLQI).

Com o Plano de Trabalho Anual pactuado, a Agência atua com toda a gama de serviços atribuídos como competência da Inmetro – verificação e fiscalização, na indústria, no comércio varejista e na prestação de serviços, a conformidade dos instrumentos de medição e os produtos com certificação compulsória, bem como a qualidade de produtos e serviços ofertados no Estado.

 

Redução de Gastos e Meta de trabalho superada

Apesar do ano de 2019 ter contado com um Contingenciamento por parte do Governo Federal, que estabeleceu a redução dos gastos em todas as esferas, impactando diretamente as ações previstas no Plano de Trabalho, ainda assim em apenas dez meses de trabalho a meta foi alcançada e superada. De acordo com os dados acumulados no ano, todo o planejamento foi executado com um superávit e dois meses de antecipação.

 

Metrologia Estadual em números

A Agência de Metrologia atua em quatro frentes de trabalho: Qualidade, Pré-Medidos, Instrumentos e Conformidade. Todas as ações são executadas em concordância com o Plano de Trabalho Anual pactuado junto ao Inmetro. Além dele, a pasta, em conjunto aos demais órgãos delegados do Inmetro, realiza também algumas operações especias, relativas à datas sazonais e a produtos específicos.

Em 2019, até o mês de Novembro, na área da Qualidade, foram realizadas 11.372 ações, dentre elas a verificação dos produtos com Selo Inmetro, as coletas têxteis, as visitas às oficinas reparadoras de pneus, às oficinas de manutenção de extintores. Além disso, a AEM realizou a Operação Black Friday de Qualidade, verificando eletros que estavam na promoção. Na área de Pré-Medidos foram realizadas 29.429 ações, dentre elas a pesagem e conferência de produtos dos gêneros alimentícios e de higiene pré-embalados, além de operações especiais. Na área de Instrumentos foram 37.061 ações. Compreendem as ações da Metrologia Estadual a Verificação de Radar, Taxímetro, Cronotacógrafo, Balanças, Bombas de Medidores de Combustível e de Esfigmomanômetro.

“Estes resultados expressam o investimento que o Governo do Estado tem feita para assegurar que o consumidor tenha seus direitos respeitados e que o empresariado tenha seus produtos ofertados com mais credibilidade. Para isso, contamos com uma equipe técnica que atua em conformidade com a legislação metrológica e proporciona, também, mais conhecimento e informação à sociedade”, destaca o presidente Rérison Castro.

 

Inmetro presente na vida da sociedade

Um pão na padaria, o abastecimento de um veículo, o consumo energético de um produto eletrodoméstico, o peso da mercadoria dentro da embalagem, os dados informados na etiqueta são alguns dos exemplos de atuação do Inmetro no que se refere à garantia da relação empresa-consumidor. É da competência metrológica assegurar à sociedade que que tudo o que está sendo anunciado nas propagandas e nas embalagens dos produtos pode ser visto como verdade, desde que tenha o Selo de Identificação.

COMPARTILHE:


Confira também:


Seu bolso

Sindiposto-TO diz que preço do combustível no Tocantins não cai por culpa de distribuidoras e pede providências da ANP

Os revendedores destacam que as três grandes companhias, que detém cerca de 70%, estão segurando as quedas de preços da Petrobras, bem como dos biocombustíveis.

Calamidade

Assembleia reconhece calamidade pública em Palmas por causa do coronavírus

Além de Palmas, os deputados debateram - via Sistema de Deliberação Remota - decretos de calamidade pública, em função da Covid 19, de outros 48 municípios.


Aleto

Acompanhando entendimento de Ayres, Assembleia quer plano de combate ao Coronavírus dos municípios

Ayres explicou que foi acordado com os demais parlamentares uma proposta para que ao invés de negar a Calamidade Pública para os demais municípios, fosse convertido em diligências.


Ageto

Governo inicia a semana com a manutenção de quase 700 km de rodovias estaduais

As equipes estão em diversos trechos executando serviços de tapa-buracos, roçagem, patrolamento, dentre outros


Agilidade

Principais processos de registro comercial podem ser feitos pela internet via Simplifica Tocantins


Internet

UOL bate recordes de audiência com a cobertura do Coronavírus


Emendas

Elenil defende união contra covid-19 e destina R$ 837 mil para ações


SES

Saúde recebe doação de duas toneladas de equipamentos de proteção individual


Vistoria

Governador vistoria obra do Hospital Geral de Gurupi e afirma que Estado busca manter ações prioritárias


Tocantins

Tocantins tem 17 casos confirmados de Covid-19



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira